ESPAÇOS URBANOS DE MOÇAMBIQUE NA OBRA DE LICÍNIO AZEVEDO: IMAGINÁRIOS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA CIDADE DE MAPUTO NO FILME O GRANDE BAZAR (2006)

Autores

  • ALEX SANTANA FRANÇA

Palavras-chave:

cidade moçambicana, espaço fílmico, Licínio Azevedo

Resumo

O estudo da cidade por meio de representações culturais tem sido cada vez mais frequente no espaço acadêmico e está presente em vários campos disciplinares. O presente trabalho, integrado à pesquisa de Doutorado concluído em 2018, pretende discutir, pautado na perspectiva sócio-histórica de análise fílmica (VANOYE, 2014) a construção de olhares sobre o espaço urbano em Moçambique, a partir do filme O grande bazar (2006), dirigido pelo jornalista, escritor e cineasta brasileiro-moçambicano Licínio Azevedo, ao proporcionar reflexões sobre a cidade moçambicana de Maputo, onde os ambientes em que transcorrem as ações não constituem simples cenários, mas também se tornam personagens, como o mercado popular de Maputo. O filme selecionado, ao exibirem os espaços da cidade moçambicana, arquiva suas realidades e documentam também o imaginário em torno do urbano de sua época, tendo uma importante dimensão histórica de leitura dos espaços socialmente produzidos

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

FRANÇA, A. S. (2024). ESPAÇOS URBANOS DE MOÇAMBIQUE NA OBRA DE LICÍNIO AZEVEDO: IMAGINÁRIOS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA CIDADE DE MAPUTO NO FILME O GRANDE BAZAR (2006) . Salvador E Suas Cores, (3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ssc/article/view/63872