A HISTÓRIA LOCAL COMO VIA PARA VALORIZAÇÃO DO BEIRU: USOS DA LEI 10.639/2003
Palavras-chave:
Beiru, Ensino, HistóriaResumo
A partir das discussões sobre o processo de produção do conhecimento histórico enquanto processo de produção de sentido, passei a refletir sobre as possibilidades de implementação da Lei 10.639, no Colégio Estadual Helena Magalhães, situado no bairro do Beiru, Desde o século XIX, a região já abrigava importante contingente populacional de negros, fugidos da opressão das amarras do sistema escravocrata. Começando pelo seu nome, o bairro guarda uma rica e densa memória histórica. Além disso, seus moradores ainda têm que suportar certas visões estereotipadas sobre o bairro que circulam socialmente. Diante desse contexto, comecei a pensar nas possibilidades de um ensino de história que contribuísse para mudar tais representações, mas através de uma perspectiva de aprendizagem significativa. É assim que nasce o interesse pela relação entre ensino de História e História local, articulação a ser desenvolvida pelo Colégio já citado. Do ponto de vista teórico, estamos nos baseando em autores como: Martins (2017); Mattos (2006); Souza (2016); Cavalleiro (2005) e outros. Para desenvolver tais estudos, pretendemos recorrer à metodologia DBR uma pesquisa - ação que pretende trazer os sujeitos como ativos na construção do conhecimento, num ideal de co-autoria, tal metodologia estabelece conexões com a praxiologia. Segundo SOUZA (2016) é uma metodologia de bricolagem e métodos investigativos díspares, ainda com base no autor já citado a mesma dialoga com: o socioconstrutivismo, a praxiologia e o pensar histórico.