AFROETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESPAÇOS URBANOS DE MAIORIA NEGRA
Palavras-chave:
matemática; espaços urbanos; tecnologiasResumo
Neste texto colocamos alguns de nossos pressupostos sobre como podemos trabalhar conceitos matemáticos e construir significados para os mesmos em espaços urbanos ocupados principalmente por negros e afrodescendentes. Descrevemos uma investigação desenvolvida desde 2008 para podermos explorar conceitos de matemática em uma perspectiva cultural onde integramos conceitos de matemática, artes, arquitetura e cultura africana. Mostramos que a matemática entrelaçada com as artes, arquitetura e tecnologias servem para motivar o aprendizado de matemática e refletir sobre suas identidades culturais em comunidade onde vivem. Muitos desses estudantes afrodescendentes ocupam espaços urbanos de periferia e nem sempre conseguem sucesso em seus estudos de matemática. Mas esta investigação mostra que elevamos o potencial de aprendizagem do estudante quando ensinamos matemática entremeada com conhecimentos culturais advindos de espaços urbanos de maioria negra onde a cultura africana é valorizada e onde integramos matemática, arte, arquitetura, história da cultura africana e os estudantes atuam como agentes de seu aprendizado. Com essa experiência sinalizamos à comunidade científica que é possível ensinar matemática, valorizando os espaços urbanos de maioria negra, bem como sua história, crenças e valores. Além disso, nossos resultados indicam que, ensinar matemática a partir do conhecimento da história e da matemática praticada, vivenciada e contextualizada em espaços urbanos de maioria negra ajuda no fomento de negros a alcançar profissões que são ocupadas por minoria de negros e afrodescendentes.