AS SEDES DO BANDO DE TEATRO OLODUM: INSURGÊNCIAS EM ESPAÇOS TEATRAIS AFRO-BRASILEIROS NA CIDADE DE SALVADOR

Autores

  • JOANA ANGÉLICA LAVALLÉ DE MENDONÇA SILVA

Palavras-chave:

Teatro. Espaço teatral. Bando de Teatro Olodum. Cidade.

Resumo

É possível pensar em determinadas sedes de grupos de teatro como espaços insurgentes nas cidades? A princípio seriam lugares que possam em alguma medida desestabilizar premissas apontadas por Joel Rufino dos Santos (2014) sobre o teatro como lugar de diversão de seletos, ao acolher espectadores e artistas de extratos sociais variados e oferecer alternativas visíveis, palpáveis, materiais, espaciais ao discurso único dominante que vigora nas cidades hoje extremamente espetacularizadas no sentido debordiano. Para estas reflexões toma-se as experiências do Bando de Teatro Olodum, proponente de um teatro negro na cena brasileira contemporânea, em suas sedes na cidade de Salvador.  Seu percurso inicia-se em 1990 no Pelourinho-Maciel em uma sala da antiga Faculdade de Medicina da UFBA, localizada no Terreiro de Jesus, e tornam-se dramaturgia e cena propostas pelo grupo no próprio locus das tensões e conflitos iminentes, ao longo do processo de reforma do centro antigo com vistas a projetá-lo como centro turístico em escala internacional.  A companhia teatral baiana permanece atuante e atenta às questões emergenciais da cidade por meio das práticas artísticas que ocorrem de 1994 até o momento no Teatro Vila Velha, localizado em área central. Juliet Rufford (2017) defende que tanto arquitetos quanto criadores de teatro podem vir a lançar espaços-tempo nos quais possamos ser cidadãos criativos e criticamente alertas

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

SILVA, J. A. L. D. M. . (2024). AS SEDES DO BANDO DE TEATRO OLODUM: INSURGÊNCIAS EM ESPAÇOS TEATRAIS AFRO-BRASILEIROS NA CIDADE DE SALVADOR. Salvador E Suas Cores, (1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ssc/article/view/63660