OLHAR A CIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA PROFESSORES

Autores

  • GUILHERME HENRIQUE RIBEIRO FELIX
  • BRUNA TEIXEIRA CAETANO

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Conhecimento Ouropretana, Formação de Professores, Tecnologia na Educação.

Resumo

O artigo que iremos apresentar, é produto do projeto de extensão realizado sob a orientação
da Professora Dra. Janete Flor de Maio Fonseca. Este trabalho é uma ação do Grupo de Pesquisa “Educação
Patrimonial: Educação e Novas Tecnologias” e visa utilizar a Educação Patrimonial para realizar a formação
de professores. Organizaremos expedições de professores da Educação Básica abordando temas como a
História da Cidade, seus processos de ocupação, e significação dos espaços, utilizando recursos tecnológicos
para motivar uma forma de produção de memória que usa mapas digitais e aplicativos também disponibilizados
para a comunidade, esta abordagem leva também a uma discussão a respeito das tecnologias na educação.
Temos Ouro Preto como o cenário para pensar a cidade, sua urbanização e nela em destaque a presença do
conhecimento africano, presente até os dias atuais na arquitetura e cultura ouropretana. Nosso trabalho busca
evidenciar através de uma abrangência estrutural, histórica e social a contribuição da população africana e
afro-brasileira na urbanização mineira focando nos séculos XVIII e XIX, enfatizamos o papel da população que
teve e tem função fundamental na construção de Ouro Preto. 

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

FELIX, G. H. R., & CAETANO, B. T. (2024). OLHAR A CIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA PROFESSORES . Salvador E Suas Cores, (1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ssc/article/view/63637