A cidade como cinema existencial

Autores

  • Maria Helena Costa

DOI:

https://doi.org/10.9771/rua.vi0.3171

Resumo

Esse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.

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Publicado

2008-10-07

Como Citar

Costa, M. H. (2008). A cidade como cinema existencial. RUA: Revista De Urbanismo E Arquitetura. https://doi.org/10.9771/rua.vi0.3171

Edição

Seção

Artigos