Como se dá (a) formação do analista?
DOI:
https://doi.org/10.9771/rn.4.04.68476Palavras-chave:
formação do analista, psicanálise, não-saber, desejo, análise pessoalResumo
Este trabalho discute a formação do analista a partir de uma perspectiva ética, processual e não institucional, com base nos aportes de Freud, Lacan, Ferenczi e Winnicott. Parte-se da análise pessoal como eixo central, ressaltando que a formação não se reduz a um saber acumulado, mas se dá na relação com o desejo, o não-saber e os efeitos do inconsciente. A supervisão é compreendida como continuação da análise por outros meios, espaço de escuta e leitura do que retorna na transferência. O estudo teórico é valorizado, mas entendido como atravessado pela prática e pela singularidade do analista em formação. A formação, nesse sentido, não se encerra, não se garante, e tampouco é formalizável. É um processo ético, sustentado no laço e na posição subjetiva de cada analista. Sustenta-se, assim, que a formação psicanalítica é, sobretudo, um trabalho para a vida inteira.
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REFERÊNCIAS
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