Escutar a criança
DOI:
https://doi.org/10.9771/rn.4.04.68321Palavras-chave:
entrevistas iniciais, criança, direção do tratamentoResumo
O presente trabalho aborda particularidades das entrevistas iniciais no contexto do atendimento com crianças. A partir do relato de um caso clínico, discutem-se as possibilidades de direção do tratamento considerando o intervalo que se impõe entre a queixa dos pais e o discurso da criança. Para tanto, reflete-se sobre o papel dos cuidadores no sintoma por eles apresentado e no modo como a criança responde e se situa diante do desejo do Outro. Por outro lado, levantam-se questões a respeito do fazer do praticante no contexto inicial do tratamento, bem como sobre considerá-lo a partir das especificidades do atendimento a crianças.
Downloads
Referências
CASTRO, José Eduardo de; SILVEIRA, Mariana Gabriela. O sintoma da criança: produção compósita de desejo e de gozo. In: Opção Lacaniana online nova série. n. 20, ano 7, julho de 2016. Disponível em: <http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_sintoma_da_crianca.pdf> Acesso em 10 de junho de 2025.
ASSADI, Tatiana C. (org.); DUNKER, Christian (org.); RAMIREZ, Heloísa (org.). A construção de Casos Clínicos em Psicanálise: Método Clínico e Formalização Discursiva. Zagodoni Editora, 2ª ed. São Paulo, 2023.
FERRETTI, Mariana Galletti. “Nota sobre a criança”, de Jacques Lacan. Escola Brasileira de Psicanálise - São Paulo, 2016.
FREUD, S. (1972). A dinâmica da transferência (Novas recomendações sobre a técnica da Psicanálise I). In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXII. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1912);
_______. (1972). Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da Psicanálise I). In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXII. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1913);
_______. (1972). Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise (Novas recomendações sobre a técnica da Psicanálise I). In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXII. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1912);
_______. O seminário - livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 2. ed., 16. reimpr. Rio de Janeiro: Zahar, 2008
LACAN, Jacques. O seminário - livro 18: De um discurso que não fosse do semblante. 2. ed., 16. reimpr. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
LAURENT, Éric. Entrevista com Éric Laurent: Crianças em análise. Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, 2024. Disponível em: [https://institutopsicanalise-mg.com.br/entrevista-com-eric-laurent-criancas-em-analise1/]. Acesso em: 06 de junho de 2025.
MENDES, Eliana R. P. Sobre a supervisão. Reverso, Belo Horizonte, n. 64, p. 49-56, dez. 2012. Disponível em <https://pepsic.bvsalud.org/pdf/reverso/v34n64/v34n64a07.pdf>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, ao mesmo tempo em que permitem que qualquer pessoa compartilhe, distribua, copie e adapte o material publicado, para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à publicação original.
Licença completa disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
