Transferência, Curiosidade e Desejo:

surgimento e manejo dos afetos em sala de aula

Autores

  • Raul Lima Dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rn.4.04.68284

Palavras-chave:

Desejo, Transferência, Pedagogia Crítica, Psicanálise, Afeto

Resumo

Ensinar não é transferência de conhecimento: ensinar é transferência. Nessa frase, define-se o objetivo do texto que se segue: fazer uma leitura de como os afetos surgem em sala de aula e como eles podem ser manejados, observando, assim, sua centralidade na dinâmica de ensino-aprendizagem. A partir do aporte teórico tanto da psicanálise quanto da pedagogia crítica, observamos que o conhecimento não é um objeto de troca como propõe a educação liberal; mas, antes, é algo que se torna verdadeiramente possível somente quando construído dialeticamente, a partir do fenômeno da transferência. Tomando a liberdade de modificar uma famosa máxima freiriana, pode-se dizer que os homens educam uns aos outros, mediatizados pela transferência. Devemos, portanto, atentar para o que está por trás dessa primeira sentença, “ensinar é transferência”; e como Isso influencia as trocas entre educando, educador e as coisas e instituições que os interpelam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KUPFER, Maria Cristina. Freud e Educação. São Paulo: Scipione, 1992.

LACAN, Jacques. Intervenção sobre a transferência. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

_____________. O seminário livro 8: A transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da

escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

MILLOT, Catherine. Freud Antipedagogo.Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREUD, Sigmund. The dynamics of transference. In: Collected papers: vol. 2. London: Leonard and Virginia, 1933. Disponível em: <https://archive.org/details/dli.ministry.11272/page/311/mode/2up>. Accessed on 23/06/2025.

________________. Gesammelte Werke VIII: werke aus den jahren 1909- 1913 . London: Imago publishing co., Ltd., 1943. Disponível em: <https://freud-online.de/Texte/PDF/freud_werke_bd8.pdf>. Acesso em 23/06/2025.

SAFATLE, V. Alfabeto das colisões: Filosofia prática em modo crônico. São Paulo: Ubu editora, 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Dos Santos, R. L. (2025). Transferência, Curiosidade e Desejo: : surgimento e manejo dos afetos em sala de aula . Revista Nós, 4(04), 95–111. https://doi.org/10.9771/rn.4.04.68284