Transferência, Curiosidade e Desejo:
surgimento e manejo dos afetos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.9771/rn.4.04.68284Palavras-chave:
Desejo, Transferência, Pedagogia Crítica, Psicanálise, AfetoResumo
Ensinar não é transferência de conhecimento: ensinar é transferência. Nessa frase, define-se o objetivo do texto que se segue: fazer uma leitura de como os afetos surgem em sala de aula e como eles podem ser manejados, observando, assim, sua centralidade na dinâmica de ensino-aprendizagem. A partir do aporte teórico tanto da psicanálise quanto da pedagogia crítica, observamos que o conhecimento não é um objeto de troca como propõe a educação liberal; mas, antes, é algo que se torna verdadeiramente possível somente quando construído dialeticamente, a partir do fenômeno da transferência. Tomando a liberdade de modificar uma famosa máxima freiriana, pode-se dizer que os homens educam uns aos outros, mediatizados pela transferência. Devemos, portanto, atentar para o que está por trás dessa primeira sentença, “ensinar é transferência”; e como Isso influencia as trocas entre educando, educador e as coisas e instituições que os interpelam.
Downloads
Referências
KUPFER, Maria Cristina. Freud e Educação. São Paulo: Scipione, 1992.
LACAN, Jacques. Intervenção sobre a transferência. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
_____________. O seminário livro 8: A transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da
escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
MILLOT, Catherine. Freud Antipedagogo.Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREUD, Sigmund. The dynamics of transference. In: Collected papers: vol. 2. London: Leonard and Virginia, 1933. Disponível em: <https://archive.org/details/dli.ministry.11272/page/311/mode/2up>. Accessed on 23/06/2025.
________________. Gesammelte Werke VIII: werke aus den jahren 1909- 1913 . London: Imago publishing co., Ltd., 1943. Disponível em: <https://freud-online.de/Texte/PDF/freud_werke_bd8.pdf>. Acesso em 23/06/2025.
SAFATLE, V. Alfabeto das colisões: Filosofia prática em modo crônico. São Paulo: Ubu editora, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, ao mesmo tempo em que permitem que qualquer pessoa compartilhe, distribua, copie e adapte o material publicado, para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à publicação original.
Licença completa disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
