Antecipações Kierkegaardianas da Angústia Lacaniana.

Autores

  • Caio Paiva Vaz Sampaio Ribeiro Universidade Federal da Bahia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.9771/rn.3.03.63464

Palavras-chave:

Angústia, Psicanálise, crítica da Psicologia, filosofia da existência, desespero, objeto a

Resumo

O nome de Kierkegaard é um dos primeiros a ser citados no Seminário X: a angústia de Jacques Lacan e também um dos últimos. Isso não é obra do acaso, pois que o tratado do filósofo dinamarquês redigido sobre esta mesma temática chamado O conceito de angústia trata ostensivamente do tema e de uma tal forma que, apesar de publicado no ano de 1844 sob o pseudônimo de Vigilius Haaufeniensis, causou em meados do século XX grandes alvoroços no pensamento europeu, mas não só. É que a filosofia da existência de Kierkegaard, profundamente visceral e pungente, não permite que aqueles que dela sse aproximem se conservem silentes diante daquilo que presenciaram. A atitude de Lacan, portanto, em citá-lo é mais que acertada, uma vez que suas formulações sobre a angústia são indispensáveis a qualquer um que deseje se aproximar do tema com algum rigor e seriedade. Assim, a partir do intuito de expor algumas antecipações que Kierkegaard alcançou em relação à posterior formulação psicanalítica da questão proposta por Lacan, buscar-se-á apresentar que a sua antecipação consiste fundamentalmente em sua crítica à Psicologia, bem como sua estruturação do conceito de angústia. Ademais, a crítica a Hegel proposta pelo dinamarquês também será bem útil no que concerce a esclarecer o uso que Lacan faz desse filósofo em suas formulações, mais especificamente onde ele o antagoniza e onde é capaz de se aliar a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Horácio (Quintus Horatius Flaccus). Odes. Edição bilíngue. Tradução, introdução e notas: Pedro Braga Falcão. — São Paulo, SP: Editora 34, 2021 (1ª Edição).

Kierkegaard, S. O desespero humano (Doença até a morte). Trad: Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

Kierkegaard, S. O conceito de angústia. Trad: Álvaro Luiz Montenegro Valls. 3. ed. — Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda.; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2013. —

Lacan, Jacques. O Seminário, livro 10: a angústia. Trad. Vera Ribeiro. — 1ª edição, 12ª reimpressão — Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

Murta, C. A angústia no caminho da desvalorização do desejo. In: Revista AdVerbum 5 (2): Ago a Dez de 2010: pp. 61-68.

Ross, J. 10 lições sobre Kierkegaard. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda., 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Ribeiro, C. . P. V. S. (2024). Antecipações Kierkegaardianas da Angústia Lacaniana. Revista Nós, 3(03), 36–49. https://doi.org/10.9771/rn.3.03.63464