Um Ensaio
Psicose e a Interlocução entre os Sujeitos de Descartes e Lacan
DOI:
https://doi.org/10.9771/rn.v0i02.62194Palavras-chave:
Psicanálise, Filosofia, Psicose, SujeitoResumo
A concepção do artigo prossegue uma reflexão edificada na obra Sujeito da Psicanálise por Marcelo Fonseca Gomes de Souza com o objetivo de indagar a episteme do sujeito em estado psicótico. Portanto, é tanto descrito o sujeito científico, condicionante do pensamento cartesiano quanto o sujeito psicanalítico, pela perspectiva lacaniana. Logo, é cogitado o assujeitamento do estado psicótico, a partir da polarização antagônica, entretanto, convergente, em alguns tópicos, desses sujeitos. Assim, no desfecho do artigo, lançam-se hipóteses acerca do sujeito na psicose, mediado pelas reflexões dispostas no Seminário 3 de Jacques Lacan, "As Psicoses".
Downloads
Referências
SOUZA, M.F.G. O sujeito da Psicanálise: Interlocuções de Jacques Lacan com Descartes, a teoria da ciência moderna e o estruturalismo. 1. Ed. Curitiba: Appris,
SOUZA, M.F.G. O seminário, livro 3: As psicoses (1955-1956). Tradução de: MENEZES, A. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 20.
HEIDEGGER, M. Nietzche II (1961). Traduit de l'allemand: Pierre Klossowski Editions, Gallimard, 1971.
DESCARTES, R. Discurso do Método; As paixões da Alma; Mediações. Tradução de: Covisieri, E. São Paulo: Nova Cultura, 1999. (Coleção "Os pensadores")
GONTIJO, E.D. "A abordagem estrutural e a questão do sujeito do ponto de vista da ética". In: MARI, H: DOMINGUES, I.; PINTO, J. Estruturalismo, Memória e Repercussões. Belo Horizonte: Diadorim, s/d. p. 153-162.
GONTIJO, E.D. A ciência e a verdade (1966). In: Escritos. Tradução de: RIBEIRO, V. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
GONTIJO, E.D. O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964a). Tradução de: MAGNO, M.D. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
DUNKER, C.I.L. Descartes e o método psicanalítico. In: Revista Estudos Lacanianos, Ano I, n. 1, jan./jul. 2008. Disponível em:
. Acesso em 08/08/2009.