A Universidade Pública Mergulhada no Virtual: o que nos diz o Congresso 2020 – Virtual da UFBA?
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.39139Palavras-chave:
TDIC, Ensino, Comunidade AcadêmicaResumo
Com o pressuposto de que a vida pós-pandemia não será como antes, o objetivo do artigo é evidenciar a contribuição do Congresso UFBA 2020 – Virtual, como suporte ao desenvolvimento do ensino na instituição universitária, mediante o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O período atual experimentado pelas sociedades resultante da pandemia em decorrência da COVID-19 revelou a necessidade de se pensar em atividades acadêmicas remotas, via mediação tecnológica. Nesta linha, o presente texto relata a experiência de participantes no referido Congresso, o qual evidenciou à comunidade acadêmica a possibilidade de integração virtual, com o uso da TDIC no ambiente educacional.
Downloads
Referências
BATES, A. W. Tony. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
CARVALHO, Alecir Francisco; SILVA, Cleder Tadeu Antão da; MILL, Daniel. Mediação tecnológica. In: MILL (Org.). Dicionário Crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
UFBA. Congresso Virtual UFBA – 2020. Disponível em: https://congresso2020.ufba.br/. Acesso em: 28 jul. 2020.