Participação Popular nos Conselhos Locais: Um Estudo de Caso sobre os Desafios em Moçambique

Autores

  • Arsénio Paulo Universidade Politécnica de Moçambique.
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Júnia Fátima do Carmo Guerra Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Palavras-chave:

Participação Popular, Conselhos Locais, Descentralização, Moçambique.

Resumo

Como forma de ampliar as discussões sobre as relações entre Estado e sociedade, este artigo objetiva analisar as dinâmicas de participação popular nos conselhos locais do distrito de Marracuene, pertencente à província de Maputo, a partir do processo de descentralização política implementado em Moçambique. Parte-se do pressuposto que a descentralização do poder político, participação e democratização não são termos complementares ao considerar que nem toda descentralização leva automaticamente a maior participação. Nesse contexto, a participação não se insere no cenário democrático como fenômeno de causa e efeito, podendo-se inferir que ela depende de fatores históricos-sociais e de graus de amdurecimento de cultura cívica que muitas vezes só aparecem após um longo período de tempo. Essa perspectiva é sustentada mediante o resultado da pesquisa qualitativa realizada junto ao processo de descentralização política de Moçambique e às dinâmicas de constituição e efetivação dos conselhos locais de Marracuene. Apreende-se que essa discussão oferece grande suporte para se compreender de forma aprofundada essa realidade e também apontar novas possibilidades de intervenção na realidade e formulação de pesquisas ulteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arsénio Paulo, Universidade Politécnica de Moçambique.

Bacharel em Ciência Política pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique, mestre em Administração Pública pela Universidade Política de Moçambique, professor da Universidade Técnica de Moçambique e Assessor Sênior de Orçamento Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Moçambique.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas do Estado de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Júnia Fátima do Carmo Guerra, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Varginha.

Downloads

Publicado

2017-05-13

Como Citar

Paulo, A., Teodósio, A. dos S. de S., & do Carmo Guerra, J. F. (2017). Participação Popular nos Conselhos Locais: Um Estudo de Caso sobre os Desafios em Moçambique. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/15316

Edição

Seção

Contribuição Teórica