Sala em Cena: Jogos Teatrais na Formação do Estudante/Gestor
Palavras-chave:
Metodologia, Ensino-Aprendizagem, Jogos Teatrais, Transdisciplinaridade.Resumo
O objetivo do artigo é refletir sobre uma metodologia de integração de saberes - intelectivo, sensível e intuitivo – no processo de ensinoaprendizagem, no contexto da universidade, na perspectiva da formação do estudante protagonista, enquanto gestor solidário e parte de uma liderança coletiva. Ele é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida em sala de aula com jogos teatrais2 em diálogo com pressupostos teóricos da Arte Educação e da teoria da complexidade. A atualidade e relevância deste artigo encontra-se no fato de instigar uma revisão dos atos pedagógicos a partir da transdisciplinaridade. As cenas que aqui passamos a contar, tecidas na linguagem teatral, são três: o Contexto; os Bastidores e os Jogos Teatrais vividos na sala de aula – cena esta dividida em três atos; e Fechando as Cortinas. Em todas elas, estão atuando como protagonistas as autoras, os estudantes e os autores convidados para o diálogo teórico.