Sala em Cena: Jogos Teatrais na Formação do Estudante/Gestor

Autores

  • Maria Suzana Moura Universidade Federal da Bahia
  • Solange Maria Moura

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino-Aprendizagem, Jogos Teatrais, Transdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre uma metodologia de integração de saberes - intelectivo, sensível e intuitivo – no processo de ensinoaprendizagem, no contexto da universidade, na perspectiva da formação do estudante protagonista, enquanto gestor solidário e parte de uma liderança coletiva. Ele é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida em sala de aula com jogos teatrais2 em diálogo com pressupostos teóricos da Arte Educação e da teoria da complexidade. A atualidade e relevância deste artigo encontra-se no fato de instigar uma revisão dos atos pedagógicos a partir da transdisciplinaridade. As cenas que aqui passamos a contar, tecidas na linguagem teatral, são três: o Contexto; os Bastidores e os Jogos Teatrais vividos na sala de aula – cena esta dividida em três atos; e Fechando as Cortinas. Em todas elas, estão atuando como protagonistas as autoras, os estudantes e os autores convidados para o diálogo teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Suzana Moura, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Administração Pública pela UFBA. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Graduada em Arquitetura pela UFBA. Integra o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativas para a Formação e Gestão Social e o Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS).

Solange Maria Moura

Arte Educadora. Mestre em Educação pela FACED UFBA, com pesquisa sobre o Ensino da Arte na produção de visibilidade de espaço e identidade cultural de afrodescendentes. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Há 27 anos, trabalha como docente na educação básica e ensino superior em escolas e faculdades públicas e particulares. Trabalha com Consultoria e Formação de Professores em Arte e Educação. Atualmente é professora do IFBa e do Colégio Oficina.

Downloads

Publicado

2016-08-03

Como Citar

Moura, M. S., & Moura, S. M. (2016). Sala em Cena: Jogos Teatrais na Formação do Estudante/Gestor. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12341

Edição

Seção

Contribuição Vivencial