Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões

Autores

  • Debora Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10045

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Estudos Baseados em Prática, Saberes, Saber Prático, Prática.

Resumo

Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.

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Biografia do Autor

Debora Azevedo

Doutora em Administração pela UFrGS (2012), mestre em Administração pela UNiSiNOS (2007) e bacharel em Matemática Pura pela UFrGS (1992). Atua como consultora, como professora de cursos de graduação na UNiSiNOS e como professora convidada em cursos de especialização da PUCrS, Unisinos e UnC/Concórdia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas. Áreas de interesse: Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Competências.

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Publicado

2013-02-05

Como Citar

Azevedo, D. (2013). Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10045

Edição

Seção

Contribuição Teórica