Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões

Authors

  • Debora Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10045

Keywords:

Aprendizagem Organizacional, Estudos Baseados em Prática, Saberes, Saber Prático, Prática.

Abstract

Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Debora Azevedo

Doutora em Administração pela UFrGS (2012), mestre em Administração pela UNiSiNOS (2007) e bacharel em Matemática Pura pela UFrGS (1992). Atua como consultora, como professora de cursos de graduação na UNiSiNOS e como professora convidada em cursos de especialização da PUCrS, Unisinos e UnC/Concórdia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas. Áreas de interesse: Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Competências.

Published

2013-02-05

How to Cite

Azevedo, D. (2013). Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10045

Issue

Section

Contribuição Teórica