Toda Moeda Tem Dois Lados: ensinoaprendizagem em tempos de COVID19
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.42896Keywords:
Ensinoaprendizagem, Tecnologias, EducaçãoAbstract
Finalmente cheguei no final de fevereiro deste ano em Los Angeles, para atuar como Pesquisadora Visitante no Instituto Latino Americano (LAI) da Universidade da California (UCLA). Quinze dias depois, por conta do COVID 19, estavamos em casa (eu, esposo também pesquisador visitante na UCLA e dois filhos, um de 7 e outro de 4 anos), devido a recomendação de stay at home. Assim como toda moeda sempre tem dois lados (ouvimos muito isto por aqui) a minha realidade também tinha. O lado ruim de estar em casa era a ausência do convívio com os colegas do LAI e da presença fisica e cotidiana no Campus da UCLA. O lado bom passou a ser a entrada do meu objeto de pesquisa, literalmente, dentro da minha casa. As aulas dos meus filhos, as reuniões de pais promovida pela escola, as conferências da UCLA, as reuniões da UFBA e todos os outros eventos acadêmicos passaram a ser realizados através da Internet e então pude observar variadas práticas diretamente ou indiretamente associadas ao processo de ensinoaprendizagem (aqui escrito junto para reforçar a relação inseparável entre esssas duas ações) ocorrendo em ambiente online.