A Universidade Pública Mergulhada no Virtual: o que nos diz o Congresso 2020 – Virtual da UFBA?

Autores

Palavras-chave:

TDIC, Ensino, Comunidade Acadêmica

Resumo

Com o pressuposto de que a vida pós-pandemia não será como antes, o objetivo do artigo é evidenciar a contribuição do Congresso UFBA 2020 – Virtual, como suporte ao desenvolvimento do ensino na instituição universitária, mediante o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O período atual experimentado pelas sociedades resultante da pandemia em decorrência da COVID-19 revelou a necessidade de se pensar em atividades acadêmicas remotas, via mediação tecnológica. Nesta linha, o presente texto relata a experiência de participantes no referido Congresso, o qual evidenciou à comunidade acadêmica a possibilidade de integração virtual, com o uso da TDIC no ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Moura Benevides, UFBA UNEB

Graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa, especialista em Finanças Empresariais pela FGV, mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador e doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, coordena a Unidade de Educação à Distância da UNEB. Como pesquisadora, integra a equipe do projeto denominado Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador - QUALISalvador, o qual tem como objeto de estudo a realidade urbano ambiental de Salvador.

Lídia Boaventura Pimenta, UNEB

Graduada em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Bahia, Especialista em Auditoria Interna (UCSAL/AUDIBRA), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Coordenadora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (UNEAD/UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região – EduReg.

Referências

BATES, A. W. Tony. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

CARVALHO, Alecir Francisco; SILVA, Cleder Tadeu Antão da; MILL, Daniel. Mediação tecnológica. In: MILL (Org.). Dicionário Crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

UFBA. Congresso Virtual UFBA – 2020. Disponível em: https://congresso2020.ufba.br/. Acesso em: 28 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Benevides, T. M., & Pimenta, L. B. (2021). A Universidade Pública Mergulhada no Virtual: o que nos diz o Congresso 2020 – Virtual da UFBA?. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/39139

Edição

Seção

Seção Temática