Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10045Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Estudos Baseados em Prática, Saberes, Saber Prático, Prática.Resumo
Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-02-05
Como Citar
Azevedo, D. (2013). Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10045
Edição
Seção
Contribuição Teórica