O patrimônio cultural nos livros didáticos de História

Coleção História, sociedade & cidadania

Autores/as

  • Thainá Simão Graduada em História pela Unifesp.
  • Lucília Santos Siqueira Professora Associada da Unifesp, leciona "História, Memória e Patrimônio" no Curso de graduação de História e "Educação Patrimonial e Ensino de História" no ProfHistória, mestrado profissional de formação de professores.

Resumen

Este artigo analisa a inserção do patrimônio cultural em livros didáticos de História, na coleção História Sociedade & Cidadania, da Editora FTD, destinada ao Ensino Fundamental II e distribuída pelo PNLD de 2014. Busca compreender como se deu a recorrência do patrimônio cultural em cada livro da coleção, quais bens estão representados, de quais regiões são oriundos e a partir de quais abordagens deu-se sua apresentação. Desse modo, pretende chegar ao entendimento de quais critérios orientaram a seleção e o uso desses bens culturais no ensino de História: como referências culturais de um grupo, como exemplares de identidade nacional ou como obras excepcionais.

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Publicado

2021-12-16

Número

Sección

Artigos