Segmentação de Mercados no setor Brasileiro de Alumínio: Uma Proposição de Estrutura de Procedimentos

Autores

  • Claudio Alberto de Moraes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fauze Najib Mattar Universidade de São Paulo, USP

Palavras-chave:

Segmentação de mercados no setor brasileiro de alumínio, uma proposição de estrutura de procedimentos

Resumo

 A proposição apresentada de uma estrutura de procedimentos para a seg­mentação de mercados empresariais, a partir de pesquisas exploratórias, resultou em quatro etapas e quatorze passos. Acredita-se que seja lógica, útil e de aplicação abrangente. A segmentação estudada foi aquela a partir dos benefícios procurados pelos consumidores e o setor escolhido foi a indústria do alumínio. Essa indústria apresenta algumas importantes particularidades que tornaram o estudo ainda mais desafiador: é um oligopólio, o produto é classificado como padro­nizado na sua essência e o seu preço base é definido pela London Metals Exchange (LME) aproximando-se do que seria uma estrutura de mercado de concorrência per­feita. Dessa forma, a segmentação de mercado passa a ser uma possibilidade para deslocar essa estrutura no sentido da concorrência imperfeita. A pesquisa exploratória identificou que o setor de alumínio desenvolve uma segmentação ainda incipiente que simplesmente fornece informações pos-facto para comparações no setor. Com base nos dados gerados a partir de uma pesquisa empírica descritiva, foram identificados sete benefícios procurados utilizando-se a técnica da análise fatorial: efetividade da entrega, capacitação técnica e de vendas, lealdade e relacionamento com o fornecedor, imagem do fornecedor, vendas diretas a preços competitivos, eficiência do produto e logística do produto e da sucata.

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Biografia do Autor

Claudio Alberto de Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (1975), MBA em Marketing (1996) pela FEA/FIA- USP, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (2010). Tem 34 anos de experiência empresarial em multinacionais e em empresa de consultoria. Atualmente é professor assistente doutor e coordenador geral da pós-graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultor. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, estratégia competitiva, marketing estratégico, inovação e estratégias e táticas de preços.

Fauze Najib Mattar, Universidade de São Paulo, USP

Graduado, Mestre, Doutor e Livre Docente em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo USP. Professor aposentado da USP. Coordenador de projetos e professor da FIA Fundação Instituto de Administração. Editor da PMKT - Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. Autor de diversos livros na área de marketing e pesquisa de marketing. Tem experiência na área de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing e pesquisa de marketing.



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Publicado

2014-07-08

Como Citar

1.
de Moraes CA, Mattar FN. Segmentação de Mercados no setor Brasileiro de Alumínio: Uma Proposição de Estrutura de Procedimentos. Organ. Soc. [Internet]. 8º de julho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];21(68). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9968

Edição

Seção

Artigos