Gestão Social do Desenvolvimento: O Desafio da Articulação de Atores Sociais no Programa Territórios da Cidadania Norte-RJ

Autores

  • Felipe Barbosa Zani Fundação Getúlio Vargas, FGV
  • Fernando Guilherme Tenório Fundação Getúlio Vargas, FGV

Palavras-chave:

Desenvolvimento territorial. Gestão social. Pluralismo. Programa Territórios da Cidadania.

Resumo

Este trabalho analisa em que medida o desenho e implementação do Programa Territórios da Cidadania no Norte-RJ valorizam o pluralismo, especificamen­te quanto à inclusão dos representantes dos empresários no âmbito desta política. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, complementadas por análise documental, e tratadas por meio de análise de conteúdo com grade mista elaborada com base no conceito de cidadania deliberativa habermasiano. O desenho da política revela o incentivo hesitante à inclusão dos empresários, de tal sorte que aspectos de natureza política das parcerias intersetoriais são brevemente apontados. Além disso, o processo de formação do território valoriza os agricultores familiares; os representantes da sociedade civil opõem-se à inclusão dos empresários no colegiado territorial; e o processo de avaliação dos projetos territoriais dificulta a propositura de iniciativas inovadoras articuladas com os empresários. Resta claro que a experiência de gestão social analisada não conseguiu promover a concertação das forças sociais dinâmicas presentes no território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Barbosa Zani, Fundação Getúlio Vargas, FGV

Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), possui pós graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e gradução em administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Administrador no BNDES, com atuação em controles internos. Foi Especialista em Políticas Públicas na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG/RJ), atuando como coordenador de operações de crédito financiadas pelo Banco Mundial e Banco do Brasil/BNDES, cujas carteiras englobavam projetos vinculados a políticas públicas de diferentes setores, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, segurança e infraestrutura. Têm experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos (formulação, implementação e avaliação) e gestão social.

Fernando Guilherme Tenório, Fundação Getúlio Vargas, FGV

Pós-Doutorado em Administração Pública pelo IGOP/Universitat Autónoma de Barcelona - UAB, (2004); Doutorado em Engenharia da Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde também atua como Coordenador do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS); Editor do Periódico Cadernos EBAPE.BR e Editor Adjunto da Revista de Administração Pública (RAP). Pesquisador CNPq. Pesquisador Visitante do IGOP/UAB. Professor no Centro de Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Professor Colaborador nos seguintes programas de pós-graduação strictu sensu: Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV; Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutorado em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em Administração da Universidade Andina Simon Bolívar (UASB), Quito - Equador. Coordenador do Projeto "Gestão Social: ensino, pesquisa e prática" - Edital Pro-Administração/CAPES 09/2008. Coordenador do Projeto "Gestão Social e Cidadania: o Controle Social do Desenvolvimento Regional" - Edital Pro-Integração/CAPES. Membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA). Membro da Rede Interamericana de Educação em Administração Pública (INPAE) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Assessor Internacional da Camara de Deputados do Chile, no tema Modernização do Estado na America Latina, Gestão Social e Integração Brasil-Chile. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela FGVOnline. Membro do Grupo de Trabalho para Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS), coordenado pela Controladoria Geral da União (CGU/Regional-RJ). Membro da International Society for Third-Sector Research. Membro do conselho editorial de revistas científicas. Consultor em diversas instituições públicas e privadas no país e exterior. Pesquisas desenvolvidas no âmbito das teorias organizacionais, na relação trabalho-capital, gestão social e desenvolvimento. Livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

1.
Zani FB, Tenório FG. Gestão Social do Desenvolvimento: O Desafio da Articulação de Atores Sociais no Programa Territórios da Cidadania Norte-RJ. Organ. Soc. [Internet]. 7º de julho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];21(68). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9966

Edição

Seção

Artigos