Prazer e Sofrimento Docente em uma Instituição de Ensino Superior Privada em Minas Gerais

Autores

  • Andrea Arnaut Vieira Martins Faculdade Novos Horizontes, FNH
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes, FNH

Palavras-chave:

Prazer no trabalho. Sofrimento no trabalho. Precarização no trabalho. Trabalho docente. Instituição de Ensino Superior.

Resumo

 O artigo analisa a percepção de docentes de uma Instituição de Ensino Su­perior privada de Belo Horizonte sobre a vivência de prazer e sofrimento no trabalho, utilizando-se como método o estudo de caso de caráter quan­titativo e qualitativo. Os dados quantitativos indicaram que a maioria dos resultados variou de “críticos” a “graves”. Realização profissional foi o fator de prazer no trabalho mais relevante. Esgotamento profissional destacou-se como o fator de sofrimento no trabalho mais crítico. O estudo mostrou associações positivas entre: a) sofrimento no trabalho (falta de reconhecimento e esgotamento profissional) e faixa etária e tempo no magistério; e b) sofrimento no trabalho (esgotamento profissional) e relações socioprofissionais (gestão do trabalho, comunicação e interação profis­sional). Os dados qualitativos revelaram que elementos de precarização no trabalho foram considerados como deflagradores de sofrimento no trabalho, principalmente aqueles relacionados à autonomia, a novas formas de avaliação do ensino superior e ao relacionamento interpessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Arnaut Vieira Martins, Faculdade Novos Horizontes, FNH

Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Pedagógica pelo Centro Universitário Newton Paiva; Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte; Mestrado em Administração, pela Faculdade Novos Horizontes. Tem experiência na área de Educação e Recursos Humanos, atuando principalmente com: Orientação Profissional; Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, Diagnóstico e Pesquisa de Clima, Cargos e Salários. Experiência com orientação de Projetos, Trabalho de conclusão de curso e Monografias. Coordenadora dos Cursos de Gestão. Proprietária da empresa ACERTE Gestão com Pessoas Ltda.

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes, FNH

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado e doutorado no CEPEAD pela Universidade Federal de Minas nos anos de 1998 e 2006, respectivamente. Durante o curso de doutorado realizou estágio no exterior na Birmingham Business School - University of Birmingham, Inglaterra (2003-2004). Atualmente é professor titular da Faculdade Novos Horizontes em Belo Horizonte, Minas Gerais, lecionando nos cursos de Graduação e Mestrado Acadêmico. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente com temas associados à internacionalização de empresas (exportação, empreendedorismo internacional, formação e escolha de estratégias internacionais e processo de expansão internacional da firma) e ao comportamento humano nas organizações.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

1.
Vieira Martins AA, Honório LC. Prazer e Sofrimento Docente em uma Instituição de Ensino Superior Privada em Minas Gerais. Organ. Soc. [Internet]. 7º de julho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];21(68). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9965

Edição

Seção

Artigos