Trabalhando Melhor ou Trabalhando Mais? Um estudo sobre usuários de smart phones Corporativos

Autores

  • Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte Pontifícia Universaidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- Rio
  • Ana Heloísa da Costa Lemos Pontifícia Universaidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- Rio
  • Marcelo da Silva Brollo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro, IBMEC - Rio

Palavras-chave:

Telefones inteligentes. Intensificação do trabalho. Bem-estar do trabalhador.

Resumo

Observa-se que é crescente, nas empresas, o investimento em soluções de trabalho baseadas em tecnologias móveis. Apesar disso, a literatura nacional e internacional carece de estudos empíricos que abordem os impactos dessa tendência sobre indivíduos e organizações. Este artigo relata os resultados de um estudo exploratório sobre as experiências de 42 profissionais usuários de telefones inteligentes corporativos. A análise das experiências dos participantes revelou que, embora o uso dos telefones inteligentes promova a sensação de alívio da sobrecarga de correio eletrônico e agilize a troca de informações, seu uso permitiu também que houvesse uma extensão considerável das horas de trabalho além do expediente regular e do contexto social onde se dá tradicionalmente. Além de propiciar um enfraquecimento da fronteira entre a vida pessoal e profissional, a tecnologia estudada pareceu estimular o estabelecimento de comunicações mais rápidas e superficiais e a intensificação das demandas de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte, Pontifícia Universaidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- Rio

Professora de Administração e Liderança do IAG-PUC Rio. Ph.D. em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University (2002), Mestre em Sociologia do Trabalho com ênfase em Avaliação de Programas pela Eastern Michigan University (1999). É coordenadora de pesquisa do IAG-PUC Rio e membro do Comitê de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais da PUc-Rio; Bolsista APq da FAPERJ e de produtividade em pesquisa da PUC Rio. Membro do corpo editorial da Brazilian Administion Review (BAR); Líder de Tema (05 - Liderança) da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD; membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management. Foi assistente da Divisão de Pesquisa e Suporte Técnico e chefe da Divisão de Treinamento do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha do Brasil, e coordenadora do núcleo de pesquisa do Virginia Labor Studies Center (Virginia, USA). Tem como interesses de pesquisa os temas: liderança, cidadania e desempenho nas organizações; implicações da diversidade sobre a liderança e a cooperação no trabalho; liderança e bem estar no trabalho; questões sociais relacionadas ao uso e desenvolvimento de tecnologias de informação.

Ana Heloísa da Costa Lemos, Pontifícia Universaidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- Rio

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional.

Marcelo da Silva Brollo, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro, IBMEC - Rio

Mestre em Administração pelo IBMEC/Rio.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

1.
Cavazotte F de SCN, Lemos AH da C, Brollo M da S. Trabalhando Melhor ou Trabalhando Mais? Um estudo sobre usuários de smart phones Corporativos. Organ. Soc. [Internet]. 7º de julho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];21(68). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9956

Edição

Seção

Artigos