Socialização e Afetividade no Processo de Inclusão Digital: Um Estudo Etnográfico

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

inclusão digital, Inclusão social, TIC

Resumo

Ao considerar as muitas transformações sociais protagonizadas pela evolução tecnológica e a atual produção científica sobre o tema inclusão digital, esta pesquisa apresenta os bastidores do processo de inclusão digital, compreendendo a descrição do processo de aprendizagem sobre as tecnologias de informação e comunicação, a identificação de fatores que implicam no processo e a verificação dos efeitos individuais no processo de inclusão digital de adolescentes, jovens, adultos e idosos, no contexto de três ações de inclusão digital. Os resultados foram explorados a partir de um estudo etnográfico. Como evidências, destaca-se a inclusão digital como ferramenta para a inclusão social e o impacto dos efeitos sociais e afetivos na inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração, Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Estuda assuntos que envolvam Inclusão Digital e a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação pelas empresas e sociedade. Possui experiência em Mapeamento e Gerenciamento de Processos, Avaliação de Sistemas de Informação, Comportamento do Consumidor e Organização de Campanhas e Eventos.

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, detém o cargo de Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas (UFSM), participante e líder de Grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi membro do Comitê Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e membro do Comitê Organizador do 1 Fórum EcoInovar. Atua como avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros. Bolsista CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora no ano de 2011. Atualmente é bolsista Produtividade CNPq. Detentor de auxílios financeiros à pesquisa do CNPQ e da FAPERGS. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

1.
Bolzan LM, Löbler ML. Socialização e Afetividade no Processo de Inclusão Digital: Um Estudo Etnográfico. Organ. Soc. [Internet]. 20º de dezembro de 2015 [citado 18º de maio de 2024];23(76). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9747

Edição

Seção

Artigos