Paradigmas de Desenvolvimento e Disseminação de Políticas: Raízes Locais da Criação do Programa Bolsa Família

Autores

  • Cristiane Kerches da Silva Leite Universidade de São Paulo
  • Ursula Dias Peres Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Disseminação de Políticas. Transferência de Renda. Paradigmas Sociais. Aprendizagem Social. Desenvolvimento Social.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir um dos vetores do processo de disseminação de políticas de transferência de renda no Brasil, especificamente a influência de uma experiência municipal, o Programa de Renda Mínima do Governo Marta Suplicy no município de São Paulo (2001-2004) na criação do Programa Bolsa Família no Governo Federal (a partir de 2003). O processo de formulação e implementação dos programas de desenvolvimento social no município de São Paulo (2001-2004) envolveu a construção de uma rede de políticas baseadas em diferentes paradigmas, a qual foi denominada ‘estratégia paulistana de inclusão social’ (POCHMANN, 2002). O Programa de Renda Mínima fazia parte desta estratégia e gerou, argumenta-se, um acúmulo de aprendizagem social (HALL, 1993) e de legitimação política dos atores políticos, que possibilitou a transferência de paradigmas e experiências (DOLOWITZ; MARSH, 2000) do governo municipal para o Governo Federal. Pretende-se analisar os elementos de ideias e práticas oriundos desta experiência municipal que influenciaram na criação do programa federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Kerches da Silva Leite, Universidade de São Paulo

Graduada em Economia pela FEA/USP, mestre e doutora em Ciência Política pela FFLCH/USP, é professora do curso de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. É autora do livro: Processo Decisório no Brasil: o caso da Lei de Responsabilidade Fiscal. São Paulo, Ed. Hucitec, 2011. 

Ursula Dias Peres, Universidade de São Paulo

Graduada em Administração Pública pela EAESP/FGV, mestre e doutora em Economia pela EAESP/FGV, é Professora do Curso de Gestão de Políticas Públicas e dos Programas de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política e em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

1.
Leite CK da S, Peres UD. Paradigmas de Desenvolvimento e Disseminação de Políticas: Raízes Locais da Criação do Programa Bolsa Família. Organ. Soc. [Internet]. 30º de setembro de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];22(75). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9274

Edição

Seção

Artigos