A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades

Autores

  • Marcelo Ferreira Viana Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Américo Pierangeli Costa Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

hermenêutica crítica, estudos em marketing, estudos críticos

Resumo

Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas.

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Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Viana, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS (2005), é Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo UNILAVRAS (2006) e Fisiopatologia Clínica pela PUC-MG (2008). Professor do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Lavras. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Gerência dos Serviços de Saúde, Enfermagem Pediátrica (Cursos de Graduação em Enfermagem e Pedagogia), Semiologia e Semiotécnica, Saúde do Adulto e do Idoso, Metodologia de Pesquisa, Estágios Hospitalares, Patologia Clínica (Cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia) e é professor convidado no Curso de Odontologia. Também é professor do Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do UNILAVRAS e professor do Programa de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Auditoria dos Serviços de Saúde e Acreditação: Qualidade no Serviço de Saúde do Grupo Educacional UNIS. Atualmente é Doutorando em Administração com ênfase na área de Estratégia como Prática Social pelo Programa de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA, exercendo, também, atividades de gestão no curso de Graduação em Enfermagem do UNILAVRAS. Também foi aprovado no Exame de Proficiência de Avaliadores da Sociedade Brasileira de Acreditação (SBA)/Organização Nacional de Acreditação (ONA). Está como Vice-Diretor e Coordenacor do Centro de Educação a Distância (CEAD) do Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS desde maio de 2013.

Américo Pierangeli Costa, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Especialista em Musculação e Personal Trainer pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2001). Atua nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão e Marketing Esportivo. Participa como pesquisador nos grupos: GESPORTE - Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer (UnB) e GECOM - Grupo de Pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor (UFLA).

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

possui graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Foi Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência permitiu a obtenção de bolsa de produtividade do CNPQ, sendo enquadrado por aquela agência na categoria 1B

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

1.
Viana MF, Costa AP, de Brito MJ. A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades. Organ. Soc. [Internet]. 20º de dezembro de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];23(76). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9156

Edição

Seção

Artigos