Compreensão do Desenvolvimento Sustentável em Contextos Organizacionais a partir do Estabelecimento de Tipos Ideais

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim de Souza Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR)

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Sociologia Weberiana. Modelos Heurísticos. Níveis de Existência dos Seres Humanos. Níveis de Representatividade das Organizações.

Resumo

Por meio das discussões e reflexões teóricas desenvolvidas neste artigo almeja-se atender ao objetivo de propor tipos ideais para orientar o desenvolvimento sustentável. Tal intento é justificado pelo entendimento de que as organizações têm suas respectivas racionalidades de gestão influenciadas pelos diferentes territórios a que pertencem. Isso torna o conhecimento das especificidades sociais, culturais, ambientais e econômicas destas localidades uma necessidade para a abordagem e a coerente gestão das múltiplas facetas do desenvolvimento sustentável. A proposição de tipos ideais visa a suprir o processo decisório organizacional com informações substanciais precedentes às decisões pontuais que se alinhem a um desenvolvimento sustentável. Sua elaboração passou por uma contextualização teórica oriunda das características dos Modelos Heurísticos propostos por Ramos (1983), as quais foram complementadas por contribuições pontuais extraídas da Sociologia Weberiana (WEBER, 1964, 1968) e enriquecidas pela indicação dos níveis de existência dos seres humanos (GRAVES, 1970, 1974) e dos níveis de representatividade das organizações (BECK ;COWAN, 1996) predominantes em cada uma das configurações teóricas estabelecidas. Ao longo do artigo essas bases teóricas foram relacionadas e sintetizadas em três tipos ideais de desenvolvimento sustentável: o modelo arcaico de desenvolvimento sustentável, o modelo de transição do desenvolvimento sustentável e o modelo atualizante do desenvolvimento sustentável. Esses modelos demonstraram consistente potencial para subsidiar decisões e conclusões sobre limites, possibilidades e desafios para melhor compreender o desenvolvimento sustentável em contexto organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Pos-Doutorando - Ivey Business School - Western University - London - ON -CA

Doutor em Administração pela USP/SP

Professor e Pesquisador do PPGA/UEL

Rafael Borim de Souza, Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR)

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR), onde é Bolsista pelo Consenho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Pesquisador inscrito no Grupo de Pesquisas sobre Competências, Gestão e Sustentabilidade.Tem experiência na área de Administração, com interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências organizacionais, gestão de competências e gestão comparativa.

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

1.
Munck L, de Souza RB. Compreensão do Desenvolvimento Sustentável em Contextos Organizacionais a partir do Estabelecimento de Tipos Ideais. Organ. Soc. [Internet]. 6º de janeiro de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];20(67). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9132

Edição

Seção

Artigos