Possibilidades de dar Sentido ao Trabalho Além do Difundido pela Lógica do Mainstream: Um Estudo com Indivíduos que Atuam no Âmbito do movimento Hip Hop

Autores

  • Danielle de Araújo Bispo UFERSA
  • Débora Coutinho Paschoal Dourado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Mariana Fernandes da Cunha Loureiro Amorim Oregon State University

Palavras-chave:

Trabalho. Sentido do trabalho. Narrativas. Identidade. hip hop.

Resumo

Este artigo foi movido pelo propósito de estudar o sentido que indivíduos envolvidos com a cultura Hip Hop atribuem ao trabalho. O referencial teórico explora os vários sentidos que o trabalho adquiriu, principalmente na contemporaneidade. Adotou-se uma abordagem qualitativa de investigação, optando-se pela história oral como método de pesquisa. A escolha dos dois indivíduos foi baseada no critério de informantes-chave. Utilizou-se a análise de conteúdo, comparando-se os dados obtidos com os ethos desenvolvidos por Bendassolli (2007; 2009) sobre o sentido do trabalho na sociedade contemporânea. O sentido do trabalho para os entrevistados fundamenta-se, sobretudo, no ethos romântico-expressivo. Porém, é importante deixar em evidência que no decorrer da vida, esses indivíduos circularam em mais de um ethos ou foram a eles expostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle de Araújo Bispo, UFERSA

Professora Assistente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Mestre em Administração (2011-2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD - UFPE. Graduada em Administração pela UFPE (2006-2010). Sua pesquisa de mestrado envolveu temáticas como relações de poder, patrimônio ferroviário e organizações do campo da cultura. Durante a graduação, participou de projeto de extensão e pesquisas de iniciação científica, além de monitoria. Participa do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional desde 2008, no qual sempre desenvolveu pesquisas no âmbito de organizações com racionalidades contra-hegemônicas.

Débora Coutinho Paschoal Dourado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Em julho de 2007 concluiu o doutorado cuja tese foi intitulada "Qualidade de Vida no Trabalho: propósitos organizacionais e mecanismos de alienação do homem". Desde 2003, faço parte do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional na condição de professora pesquisadora. Em 2009, assumiu a Coordenação deste grupo aqui em Pernambuco. Atualmente, está envolvida com o  processo de desenvolvimento do eixo de pesquisa voltado para investigar e compreender o trabalho e o organizar em contextos periféricos, em enclaves não-empresarias, nomeadamente o do campo da cultura. Além disso, tem desenvolvido projetos que discutem desenvolvimento econômico e seus efeitos sobre as comunidades locais, numa perspectiva crítica, a partir de atividades relacionadas à economia criativa.

Mariana Fernandes da Cunha Loureiro Amorim, Oregon State University

É mestranda em Políticas Públicas pela Oregon State University (2012-2013). É pesquisadora assistente do OSU Policy Analysis Laboratory, onde trabalha com gestão e design de projetos de pesquisa. Atualmente está desenvolvendo uma pesquisa na área de Justiça Criminal que discute o encontro entre o Sistema de Justiça Criminal e pessoas com doenças mentais em Benton County - Oregon. A área de concentração é Justiça Criminal e a dissertação será uma análise dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar em Pernambuco. Fui graduada em Administração de Empresas na Universidade Ferderal de Pernambuco e integrante do Observatório da Realidade Organizacional de 2008-2010. Desenvolveu pesquisas de iniciação científica na área de relações de trabalho e cultura popular (pibic/cnpq 2008/2009), e de organizações não-empresariais e movimentos sociais, nomeadamente o MST (pibic/cnpq 2009/2010). O  último projeto pibic no qual participou (2010-2011) foi no departamento de Filosofia da UFPE, e entitulado "De Singer à ética do cuidado: o estabelecimento do valor intrínseco aos seres não-humanos". Também integrou como pesquisadora o Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiro (NASEB / UFPE), onde desenvolveu pesquisas na área de Rabeca e Cultura popular em 2009. Atualmente, está com um projeto Pibic na área de Ética/Filosofia entitulado "De Singer à ética do cuidado: o estabelecimento do valor intrínseco aos seres não-humanos".

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

1.
Bispo D de A, Paschoal Dourado DC, Loureiro Amorim MF da C. Possibilidades de dar Sentido ao Trabalho Além do Difundido pela Lógica do Mainstream: Um Estudo com Indivíduos que Atuam no Âmbito do movimento Hip Hop. Organ. Soc. [Internet]. 6º de janeiro de 2014 [citado 18º de julho de 2024];20(67). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9131

Edição

Seção

Artigos