Movimento Sensual: Um Estudo na Narrativa Mitológica na Publicidade de uma Marca de Moda Praia
Palavras-chave:
smartphone. paradoxes. mobile technologyResumo
No mercado atual, pautado pelo consumo simbólico, as marcas são canais de autoexpressão para a construção de identidades e têm um papel transformador na sociedade, pois produzem e consomem significados localizados entre o mundo culturalmente construído e o consumidor. A marca é construída coletivamente pela ação de vários agentes, inclusive a publicidade, que tem no mito uma valiosa fonte para a produção de sentido. Baseado na semiologia barthesiana, este estudo qualitativo interpretativista procurou responder como o mito reproduzido na publicidade opera a significação da Movimento, marca com apelo simbólico. A análise do corpus de pesquisa, composto por anúncios de publicidade impressa, revelou a presença de oito mitos que, juntos, sugerem uma associação da marca com a metanarrativa da sensualidade. No texto, são discutidas as reflexões teóricas acerca deste achado e as implicações para a academia e a prática de marketing, além de indicações para futuras pesquisas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-01-06
Como Citar
1.
de Souza IL, Maranhão de Souza Leão AL. Movimento Sensual: Um Estudo na Narrativa Mitológica na Publicidade de uma Marca de Moda Praia. Organ. Soc. [Internet]. 6º de janeiro de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];20(67). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9130
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.