Movimento Sensual: Um Estudo na Narrativa Mitológica na Publicidade de uma Marca de Moda Praia

Autores

  • Ildembergue Leite de Souza Universidade Federal Pernambuco (PROPAD/UFPE)
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE)

Palavras-chave:

smartphone. paradoxes. mobile technology

Resumo

No mercado atual, pautado pelo consumo simbólico, as marcas são canais de autoexpressão para a construção de identidades e têm um papel transformador na sociedade, pois produzem e consomem significados localizados entre o mundo culturalmente construído e o consumidor. A marca é construída coletivamente pela ação de vários agentes, inclusive a publicidade, que tem no mito uma valiosa fonte para a produção de sentido. Baseado na semiologia barthesiana, este estudo qualitativo interpretativista procurou responder como o mito reproduzido na publicidade opera a significação da Movimento, marca com apelo simbólico. A análise do corpus de pesquisa, composto por anúncios de publicidade impressa, revelou a presença de oito mitos que, juntos, sugerem uma associação da marca com a metanarrativa da sensualidade. No texto, são discutidas as reflexões teóricas acerca deste achado e as implicações para a academia e a prática de marketing, além de indicações para futuras pesquisas.

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Biografia do Autor

Ildembergue Leite de Souza, Universidade Federal Pernambuco (PROPAD/UFPE)

Graduado em Comunicação Social (2008), com habilitação em Publicidade e Propaganda, e mestre em Administração (2012), com ênfase em Marketing, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente está vinculado a pesquisas na área de cultura de consumo, branding e publicidade. 

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, onde é professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFPE), sendo membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD/UFPE) e Coordenador Geral do MBA Executivo (MBA/UFPE). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; avaliador ad hoc do CNPq e da CAPES e de diversos periódicos e encontros científicos; líder do tema Marketing e Sociedade da Divisão de Marketing da ANPAD; colíder do Lócus de Investigação em Economia Criativa; orientador de mestrado e doutorado; e coordenador de diversos projetos patrocinados por agências de fomento. Tem histórico de produção acadêmica sobre marcas e cultura de consumo. Atualmente está alinhado à perspectiva dos Estudos Críticos em Administração e focado na investigação das dimensões social, econômica e política do divertimento, tendo como agenda prioritária de pesquisa os seguintes tópicos: universos fantásticos e lúdicos; esportes de massa; manifestações culturais; e práticas sociais criativas.

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Publicado

2014-01-06

Como Citar

1.
de Souza IL, Maranhão de Souza Leão AL. Movimento Sensual: Um Estudo na Narrativa Mitológica na Publicidade de uma Marca de Moda Praia. Organ. Soc. [Internet]. 6º de janeiro de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];20(67). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9130

Edição

Seção

Artigos