Uma análise dos estudos sobre o feminino e as mulheres na área de Administração: a produção científica brasileira entre 2000 a 2010

Autores

  • Eloisio Moulin de Souza Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES)
  • Marcia de Mello Fonseca Corvino Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES)
  • Beatriz Correia Lopes Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES)

Resumo

Este artigo consiste em analisar bibliograficamente as produções científicas, publicadas entre os anos de 2000 a 2010, que tiveram como tema central o feminino e a mulher em seis das principais revistas da área de administração no Brasil. Os periódicos pesquisados foram: Cadernos EBAPE, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Mackenzie, Revista Organizações & Sociedade e Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Os mesmos foram agrupados em três áreas temáticas, seguindo-se os critérios de Análise de Conteúdo. Conclui-se que a maioria dos artigos analisados aproxima-se dos movimentos feministas liberais e radicais. Apenas um artigo tem proximidade com o pós-estruturalismo e o pós-colonialismo. Contudo, não se pode afirmar que os artigos são representantes ideais destas correntes. Por fim, há carência de pesquisas que relacionem o feminino com questões de classe e raça, bem como estudos que pesquisem feminino em homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisio Moulin de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES)

Doutor em Psicologia e professor adjunto do curso de graduação e pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder 1 do "Grupo de Pesquisa sobre Poder em Organizações" (GEPO). Dedica-se a estudar os seguintes temas: (a) analisar os diversos dispositivos de poder presentes nas organizações contemporâneas e suas relações com gênero, sexualidade, raça, etnia, condições socioeconômicas, trabalho e corpo, tendo como abordagem principal o pós-estruturalismo, principalmente a analítica de poder desenvolvida por Michel Foucault e a analítica Queer; (b) pesquisar as teorias desenvolvidas no campo organizacional, objetivando problematizar o conhecimento organizacional e as relações poder-saber dentro de uma perspectiva histórica-social, intentando-se debater questões ontológicas e epistemológicas sobre os Estudos Organizacionais.

Marcia de Mello Fonseca Corvino, Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES)

Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Atualização em Educação Especial. Aprefeiçoamento em Docência Superior pela FAESA.Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES. Participa do Núcleo de Estudos em Tecnologias de Gestão e Subjetividades (NETES/Ufes), na linha de estudos sobre Poder nas Organizações (GEPO) Atualmente é assistente administrativo no Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Beatriz Correia Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES)

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas Espírito-santenses (Faesa). Participa do Núcleo de Estudos em Tecnologias de Gestão e Subjetividades (NETES/Ufes), nas linhas de pesquisas Grupo de Estudos sobre Poder nas Organizações (GEPO) e Sexualidade, Gênero, Corpo e Subjetividade. É Analista de Projetos na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, além de atuar como voluntária na Diretoria de Convênios do Project Management Institute Chapter Espírito Santo (PMI-ES).

Downloads

Publicado

2014-01-06

Como Citar

1.
de Souza EM, Corvino M de MF, Lopes BC. Uma análise dos estudos sobre o feminino e as mulheres na área de Administração: a produção científica brasileira entre 2000 a 2010. Organ. Soc. [Internet]. 6º de janeiro de 2014 [citado 3º de julho de 2024];20(67). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9129

Edição

Seção

Artigos