O uso de TIC pelos Governos: uma proposta de agenda de pesquisa a partir da produção acadêmica e da prática nacional

Autores

  • Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha Universidade de São Paulo - USP
  • Paulo Roberto de Mello Miranda Universidade do Rio Grande do Sul

Resumo

A pesquisa no uso e nas implicações sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC, assim como o exercício de novas abordagens metodológicas para esse estudo, tem ganhado espaço na academia. Este ensaio é uma proposta de agenda para a pesquisa no uso e nas implicações sociais das TIC pelos governosno Brasil. Foi elaborado a partir de reflexões sobre a produção acadêmica nacional e sobre projetos que estão sendo implementados pelos governos no país. Propõe algumasáreas de investigação - em governança eletrônica, na prestação de serviços públicoseletrônicos, no uso de TIC na administração pública, tanto em políticas públicas nas"áreas fim" como em políticas de gestão pública, e ainda no seu uso para ampliação da prática democrática. Outros projetos ganham relevância no cenário nacional ese configuram em campos de investigação - a governança de TIC no setor público,as ações de inclusão digital, os projetos de cidades digitais e o fomento à atividadeeconômica pelo uso das TIC, seja na indústria do setor (hardware, software, serviços,conteúdo), seja na aplicação das TIC aos setores econômicos tradicionais, aqueles que são a vocação natural ou planejada de um município, região, estado ou da nação. Para a operacionalização desta agenda, propõem-se abordagens metodológicas que deem suporte a uma análise ampla e a uma perspectiva crítica, tanto da produção científica como do uso das TIC pelos governos brasileiros e sua implicação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Administração (1987) e Informática (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos e é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e tecnologia da informação. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2015.

Paulo Roberto de Mello Miranda, Universidade do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração de Empresas, área de concentração - Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010) e graduado em Engenharia Civil pela UFRGS (1974). É Diretor de Consultoria da BRISA - Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, Tecnologia da Informação, Gerência de Processos e do Conhecimento.

Downloads

Como Citar

1.
Cortez da Cunha MAV, Miranda PR de M. O uso de TIC pelos Governos: uma proposta de agenda de pesquisa a partir da produção acadêmica e da prática nacional. Organ. Soc. [Internet]. 29º de outubro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8843

Edição

Seção

Artigos