Recomendações Metodológicas para a Adoção da Perspectiva da Estruturação nos Estudos Organizacionais

Autores

  • Luciano Rossoni
  • Edson Ronaldo Guarido Filho Universidade Federal do Paraná
  • Diego Maganhoto Coraiola Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente ensaio teórico discute o emprego da teoria da estruturação de Giddensem estudos na área de organizações. Sob esse foco, trata das implicaçõesmetodológicas que podem tornar mais coerentes as pesquisas baseadas naspremissas e hipóteses da teoria da estruturação nos Estudos Organizacionais.Quatro pressupostos foram inicialmente tratados: a realidade social como construçãointersubjetiva, o princípio da dualidade da estrutura, a dupla hermenêutica na pesquisasocial e o posicionamento estrutural como elemento relevante na análise da agência.Depois, foram apresentadas recomendações metodológicas tomando como ponto deapoio três aspectos fundamentais: a definição do nível de análise, o estabelecimentoda janela temporal e o delineamento de procedimentos metodológicos, considerandodois níveis interdependentes do processo de investigação. O primeiro nível considera aelucidação hermenêutica de significados e de formas de consciência prática, enquantoo segundo trata da definição dos limites da agência e de fronteiras espaciotemporais.Tomados conjuntamente, são traçadas considerações finais em favor de projetos depesquisa de longo prazo à luz do estruturacionismo giddensiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Rossoni

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (2000), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Administração pela Universidade Federal do Paraná, cuja tese foi agraciada com o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2010, que é concedido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UniGranRio, Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES), Líder do Tema Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais da ANPAD, Cocriador e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library) e pesquisador associado do GEM Brasil. É associado da ANPAD, membro do conselho editorial da Revista de Administração Pública (FGV-RJ) e editor científico da Revisa de Administração de Empresas (RAE), tal como avaliador de vários periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de ensino, pesquisa e coordenação em nível de pós-graduação (desde 2008) e graduação em administração (desde 2003), atuando principalmente nos seguintes temas: teoria institucional, análise de redes sociais, produção científica, organizações, estratégia, governança corporativa, sociologia econômica e métodos quantitativos. Coordena dois projetos de pesquisa apoiado pelo CNPq: um que versa sobre a institucionalização das práticas de governança corporativa; outro que busca relacionar capital social e instituições como condicionantes da confiança. Possui diversos prêmios concedidos pela ANPAD como melhor artigo do EnANPAD (2009), melhor artigo do 3Es - Encontro de Estudos em Estratégia (2011), melhor artigo da divisão de Administração Pública e Gestão Social (2009), melhor artigo da divisão de Finanças (2008), melhor artigo da divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (2007) e melhor artigo do EnAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Gestão Social (2006). Ganhador do prêmio IBGC Itaú de Governança Corporativa 2010, Categoria Academia, além do primeiro Prêmio Valores do Brasil, na Categoria Educação e Geração do Conhecimento, oferecido pelo Banco do Brasil em 2008. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio SBFin para melhores artigos de 2008 na Revista Brasileira de Finanças (RBFin). Possui diversas publicações científicas nacionais e internacionais, das quais 40 em periódicos acadêmicos, 1 capítulo de livro e 46 publicações em anais de eventos.

Edson Ronaldo Guarido Filho, Universidade Federal do Paraná

Economista pela Universidade de São Paulo (1997), Mestre (2000) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2008). É professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA/UP) e Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library) Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), já atuou como líder do tema Estratégia e Instituições (2009-2010) e, desde 2011, lidera o tema Perspectivas Sociológicas e Organizacionais da Estratégia na Divisão de Estratégia em Organizações. É líder do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo, onde coordena as linhas de Organizações, Ambiente Legal e Instituições e de Organizações, Mídia e Discurso. É pesquisador do grupo de pesquisa em Estratégia, Mudança e Instituições da UFPR. Participa da avaliação de artigos científicos em eventos e periódicos nacionais e internacionais da área de Administração e desenvolve pesquisa sobre produção científica em Administração e sobre organizações e estratégia a partir da relação entre agência, estrutura e interpretação. Conduz projetos de pesquisa sobre: relação entre organizações e o ambiente legal; o papel da agência, imersão e relações no contexto organizacional; institucionalização, mídia e discurso; institutional work e empreendedorismo institucional; e a estruturação do campo científico em organizações e estratégia. Recebeu da Anpad o prêmio de melhor artigo da divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (2007) e Prêmio Valores do Brasil, na Categoria Educação e Geração do Conhecimento, oferecido pelo Banco do Brasil em 2008, bem como a indicação para prêmio no 3rd Latin American and European Meeting on Organization Studies (LAEMOS), em 2010. Possui diversas publicações científicas em periódicos acadêmicos, livros e anais de eventos, com foco nas seguintes áreas de interesse: institucionalismo organizacional, sociologia da ciência, análises cientométricas e teoria das organizações.

Diego Maganhoto Coraiola, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, com período sanduíche na University of Alberta - UofA, Canadá. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA. Editor da Revista Eletrônica de Ciência da Administração - RECADM (ISSN: 1677-7387). Atua como líder do tema Ética no Ensino e na Pesquisa no SEMEAD, FEA/USP. Participa regularmente de eventos nacionais e internacionais como EGOS, EnANPAD, EnEO e 3Es. Elabora pareceres de avaliação de artigos científicos submetidos a eventos e periódicos nacionais e internacionais da área de Administração. Atualmente dedica-se ao estudo das contribuições da história para os estudos organizacionais, com dois eixos de pesquisa: a análise das organizações a partir de perspectiva histórica e o da história pelas organizações. a partir dos aportes da teoria da estruturação, teoria institucional e análise do discurso. Suas publicações se concentram em três grandes eixos temáticos: organizações e estratégia, história e instituições, práticas e discurso.

Downloads

Como Citar

1.
Rossoni L, Filho ERG, Coraiola DM. Recomendações Metodológicas para a Adoção da Perspectiva da Estruturação nos Estudos Organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 29º de outubro de 2013 [citado 19º de maio de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8842

Edição

Seção

Artigos