Múltiplos Comprometimentos com o Trabalho e suas Influências no Desempenho: Um Estudo entre Professores do Ensino Superior no Brasil

Autores

  • Diva Ester Okazaki Rowe Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Antonio Virgílio Bittencourt Bastos Universidade de Brasilia - UnB
  • Ana Paula Moreno Pinho Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente trabalho analisa, em docentes do ensino superior, os efeitos dos vínculoscom a carreira (comprometimento e entrincheiramento) e com a organização(comprometimento) no seu desempenho. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal, envolvendo um survey on line, cujo questionário continha as escalas previamente validadas para medir os vínculos com o trabalho. Para avaliar o desempenho docente foram utilizados dois indicadores: autoavaliação do seu esforço instrucional e uma medida de produção acadêmica. Obteve-se uma amostra de 635 professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Os dados foram submetidos à análises descritivas e multivariadas. Para identificar os impactos dos vínculos com o trabalho no desempenho foi utilizado o método de estimação por mínimos quadrados parciais (partial least squares - PLS). Nos modelos testados, o entrincheiramento na carreira e o comprometimento organizacional instrumental influenciam negativamente a produção acadêmica dos professores, e o comprometimento com a carreira influencia positivamente o esforço instrucional. Evidências relevantes de como o vínculo do trabalho é um importante preditor do desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diva Ester Okazaki Rowe, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, comprometimento no trabalho e comportamento nas organizações.

Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, Universidade de Brasilia - UnB

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), com concentração em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente é professor titular de Psicologia Social das Organizações, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Foi membro presidente do Conselho Federal de Psicologia (1986). Atuou como membro da comissão de especialistas em ensino de Psicologia do MEC/SESu (1994-2000). Foi membro do CA de Psicologia do CNPq e membro da Comissão de Psicologia do INEP e da comissão de área da Psicologia na CAPES. Atualmente é Coordenador da Área de Psicologia da CAPES. Pesquisador I-A do CNPq, atuando principalmente em temas da área de Comportamento Organizacional, a exemplo de: comprometimento no trabalho, mudancas organizacionais, significado do trabalhar, cognições organizacionais, mapas cognitivos e redes sociais em contextos organizacionais.

Ana Paula Moreno Pinho, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2009) com período de programa sanduíche na University Western Ontario no Canadá, mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001) e especialização em Metodologia de Ensino e Técnicas de Pesquisa em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2001). Recebeu, em 2010, o Prêmio João Ubaldo Ribeiro pela Escola de Administração da UFBa - 1º lugar na categoria tese de doutorado. Atualmente trabalha no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia através do Programa de Pós Doutorado e faz parte do grupo de pesquisa Indivíduo, Organização e Trabalho investigando os seguintes temas: comprometimento organizacional, vínculos organizacionais, práticas de gestão de pessoas e vivências acadêmicas.

Downloads

Como Citar

1.
Rowe DEO, Bastos AVB, Pinho APM. Múltiplos Comprometimentos com o Trabalho e suas Influências no Desempenho: Um Estudo entre Professores do Ensino Superior no Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 29º de outubro de 2013 [citado 19º de maio de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8840

Edição

Seção

Artigos