Múltiplos Comprometimentos com o Trabalho e suas Influências no Desempenho: Um Estudo entre Professores do Ensino Superior no Brasil
Resumo
O presente trabalho analisa, em docentes do ensino superior, os efeitos dos vínculoscom a carreira (comprometimento e entrincheiramento) e com a organização(comprometimento) no seu desempenho. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal, envolvendo um survey on line, cujo questionário continha as escalas previamente validadas para medir os vínculos com o trabalho. Para avaliar o desempenho docente foram utilizados dois indicadores: autoavaliação do seu esforço instrucional e uma medida de produção acadêmica. Obteve-se uma amostra de 635 professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Os dados foram submetidos à análises descritivas e multivariadas. Para identificar os impactos dos vínculos com o trabalho no desempenho foi utilizado o método de estimação por mínimos quadrados parciais (partial least squares - PLS). Nos modelos testados, o entrincheiramento na carreira e o comprometimento organizacional instrumental influenciam negativamente a produção acadêmica dos professores, e o comprometimento com a carreira influencia positivamente o esforço instrucional. Evidências relevantes de como o vínculo do trabalho é um importante preditor do desempenho.Downloads
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1.
Rowe DEO, Bastos AVB, Pinho APM. Múltiplos Comprometimentos com o Trabalho e suas Influências no Desempenho: Um Estudo entre Professores do Ensino Superior no Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 29º de outubro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8840
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Artigos
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