Estrangeirismo e Complexo de Gulliver: brasileiros na percepção de expatriados

Autores

  • Bruno Felix Vonborell de Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Luisa Mendes Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elise Malini FUCAPE Business School

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de compreender, à luz da abordagem do Complexo deGulliver, como expatriados voluntários de diferentes origens percebem a relaçãodo brasileiro com o estrangeiro. O estudo, de cunho exploratório e qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 33 expatriados voluntários, sendo 17 de origem de países desenvolvidos e 16 de países em desenvolvimento. Os resultados sugerem que o estrangeirismo pode ser entendido como uma dimensão da cultura brasileira, bipolar, onde um polo representa a solicitude do brasileiro para com o estrangeiro, e o outro representa o comportamento arrogante, guardando entre si uma relação de compensação, compreendida no complexo de Gulliver. Os resultados sugerem ainda, que comportamentos de superioridade ou inferioridade não podem ser explicados apenas pela nacionalidade do estrangeiro, mas origem sugerida pela aparência física do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Felix Vonborell de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (aprovado com distinção), com período de doutorado sanduíche em Psicologia Social na Universidad Complutense de Madrid (financiamento CAPES). Leciona em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu na Fucape Business School. Possui interesse especial por pesquisas sobre Expatriação, Cross-Cultural Management, Conflito e Equilíbrio Trabalho/Lar. Coordenador dos MBAs em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança e Desenvolvimento Humano da Fucape Business School. Participa e coordena projetos de pesquisa com financiamento pelo CNPq. É revisor de periódicos de impacto internacionais e nacionais.

Maria Luisa Mendes Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é profa. do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade , Presbiteriana Mackenzie e Profa. convidada do ISCTE - IUL (Portugal). Dedica-se ao estudo de valores e Dignidade Organizacional. Lidera e participa de projetos em parcerias com outros pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre estes, pesquisadores da Alemanha, Espanha, Portugal e Hong Kong.

Elise Malini, FUCAPE Business School

Mestranda em Administração, FUCAPE Business School.

 

 

Downloads

Publicado

2013-10-22

Como Citar

1.
de Araújo BFV, Teixeira MLM, Malini E. Estrangeirismo e Complexo de Gulliver: brasileiros na percepção de expatriados. Organ. Soc. [Internet]. 22º de outubro de 2013 [citado 19º de maio de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8836

Edição

Seção

Artigos