Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração

Autores

  • Adriana de Faria e Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Vadir Machado Valadão Junior Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as competências gerenciais contempladas em ementas de disciplinas dos cursos superiores de Administração que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento de competências relevantes ao gestor que pretende assumir designações internacionais. Selecionou-se uma amostra de 24 instituições de ensino superior (IES) a partir dos seguintes critérios: (1) resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); e (2) cursos participantes do Projeto de Pesquisa Pró-Administração, ligados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para analisar as ementas dos cursos de Administração dessas IES, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo clássica. A interpretação dos dados foi orientada por parâmetros que tiveram como base os resultados de levantamento junto a brasileiros que trabalham no exterior (SOUSA et al., 2010) e os estudos de Echeveste e outros, (1999) e McCall e Hollenbeck (2003). Foram avaliadas 1.324 ementas, tendo sido identificadas aderências às competências propostas em 622 (46,97% do corpus). Com maior frequência, foram encontradas: visão estratégica, capacidade de decisão, capacidade de correlação de fatos com importância para a empresa e capacidade para tratar com culturas diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Faria e Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - MG (2011). Pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2002). Especialização em Comunicação Empresarial pela Unitri / Uberlândia (1999). Graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1990). Atualmente é professora do Curso de Relações Públicas da ESAMC Uberlândia. Desenvolve projetos de consultoria na área de cultura e memória organizacional, além de ser responsável pela gestão de conteúdo de publicações corporativas.

Vadir Machado Valadão Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração do qual é coordenador, revisa artigos em várias revistas, dentre as quais, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Revista de Administração de Empresas, congressos da Anpad, é Membro do Conselho Editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, sustentabilidade, gestão em organizações do terceiro setor, ensino em administração e competências.

Downloads

Publicado

2013-10-22

Como Citar

1.
e Sousa A de F, Valadão Junior VM. Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração. Organ. Soc. [Internet]. 22º de outubro de 2013 [citado 18º de maio de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8834

Edição

Seção

Artigos