Do Auge à Retração: Análise de um dos estágios de construção do Ensino de Administração Pública no Brasil (1966-1982)

Autores

  • Fernando de Souza Coelho Universidade de São Paulo - USP
  • Alexandre Mendes Nicolini UNIGRANRIO

Resumo

A história do ensino na graduação em Administração Pública (AP) no país ainda carece de sistematização, dada a diminuta quantidade de estudos descritivos e de investigações analíticas do tema, como as teses de Fischer (1984), Coelho(2006), Nicolini (2007) e, tangencialmente, artigos ou relatórios de pesquisa.Defronte dessa lacuna, o objetivo deste trabalho é tanto propor uma periodização para tal ensino no Brasil, como contribuir com a descrição e análise de um dos seus ciclosou estágios de construção. Metodologicamente, o artigo faz a revisão bibliográfica daquelas obras que abordam direta e indiretamente o tema, analisa as leis e pareceres sobre o ensino na graduação em AP e considera os projetos pedagógicos, prospectos e textos de discussão de instituições de ensino que ofereciam esse curso entre 1966 e 1982. No que se refere aos resultados, são identificáveis três ciclos da formaçãoacadêmica em AP: o primeiro ciclo mostra a irradiação do ensino em sua graduaçãoentre 1952 e 1965, o segundo ciclo enfoca o auge e o declínio desse ensino no períodocompreendido entre 1966 e 1982, no qual o trabalho se concentra, e o terceiro ciclomostra um (re)alento para a área, quando novas proposições de formação emergemnos anos de 1983 a 1994. As conclusões mostram, no segundo ciclo, a influência norte--americana no ensino de Administração no Brasil, a indefinição entre os campos de AP e Administração de Empresas (AE), o impulso dado ao ensino de AE pelo Decreto-leinº 200 e o desestímulo ao ensino de AP pelo enforcement do Currículo Mínimo e pelaretração do mercado de trabalho para os administradores públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Souza Coelho, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Atualmente é Professor Doutor (MS-3) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), na especialidade de Administração/Políticas Pública(s), atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas (o qual coordenou entre 2011/1-2013/1), no Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (área de Adm. da Capes) e no Programa de Mestrado em Sistemas Complexos (área Interdisciplinar da Capes). Tem experiência acadêmica nos campos do saber de Gestão de Políticas Públicas e Gerência de Organizações Públicas, com atividades de docência, pesquisa e extensão nos seguintes temas: ensino em administração pública, planejamento no setor público, políticas públicas em educação, recursos humanos no governo e marketing de serviços públicos. É revisor dos periódicos RAP, RAC, O&S, CGG e Revista de Sociologia e Política, bem como é Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2013-2014.

Alexandre Mendes Nicolini, UNIGRANRIO

Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela UFBA, tendo realizado seu estágio de doutoramento na Université Paris Dauphine. É também Mestre em Administração Pública pela FGV e Administrador de Empresas pela UERJ. Trabalha atualmente como Professor Adjunto no Núcleo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio. Sua atuação profissional e orientação de pesquisa estão intimamente ligadas às inter-relações da aprendizagem individual, social, teórica e prática, baseadas em sua experiência como pesquisador, professor, gestor acadêmico, avaliador ad hoc do MEC e líder de tema de Processos de Ensino na ANPAD. Entre os seus trabalhos científicos, destacam-se os artigos que discutem a formação em Administração no Brasil e o seu papel como avaliador de trabalhos científicos nas mais importantes revistas e congressos científicos da área.

Downloads

Publicado

2013-10-22

Como Citar

1.
Coelho F de S, Nicolini AM. Do Auge à Retração: Análise de um dos estágios de construção do Ensino de Administração Pública no Brasil (1966-1982). Organ. Soc. [Internet]. 22º de outubro de 2013 [citado 27º de setembro de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8832

Edição

Seção

Artigos