Do Auge à Retração: Análise de um dos estágios de construção do Ensino de Administração Pública no Brasil (1966-1982)
Resumo
A história do ensino na graduação em Administração Pública (AP) no país ainda carece de sistematização, dada a diminuta quantidade de estudos descritivos e de investigações analíticas do tema, como as teses de Fischer (1984), Coelho(2006), Nicolini (2007) e, tangencialmente, artigos ou relatórios de pesquisa.Defronte dessa lacuna, o objetivo deste trabalho é tanto propor uma periodização para tal ensino no Brasil, como contribuir com a descrição e análise de um dos seus ciclosou estágios de construção. Metodologicamente, o artigo faz a revisão bibliográfica daquelas obras que abordam direta e indiretamente o tema, analisa as leis e pareceres sobre o ensino na graduação em AP e considera os projetos pedagógicos, prospectos e textos de discussão de instituições de ensino que ofereciam esse curso entre 1966 e 1982. No que se refere aos resultados, são identificáveis três ciclos da formaçãoacadêmica em AP: o primeiro ciclo mostra a irradiação do ensino em sua graduaçãoentre 1952 e 1965, o segundo ciclo enfoca o auge e o declínio desse ensino no períodocompreendido entre 1966 e 1982, no qual o trabalho se concentra, e o terceiro ciclomostra um (re)alento para a área, quando novas proposições de formação emergemnos anos de 1983 a 1994. As conclusões mostram, no segundo ciclo, a influência norte--americana no ensino de Administração no Brasil, a indefinição entre os campos de AP e Administração de Empresas (AE), o impulso dado ao ensino de AE pelo Decreto-leinº 200 e o desestímulo ao ensino de AP pelo enforcement do Currículo Mínimo e pelaretração do mercado de trabalho para os administradores públicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-22
Como Citar
1.
Coelho F de S, Nicolini AM. Do Auge à Retração: Análise de um dos estágios de construção do Ensino de Administração Pública no Brasil (1966-1982). Organ. Soc. [Internet]. 22º de outubro de 2013 [citado 22º de novembro de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8832
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.