Para além dos critérios econômicos do trabalho de baixa renda no brasil

Autores

  • André Luis Silva FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
  • Maria Ester de Freitas FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

Trabalho de baixa renda. Desigualdade social. Trabalhador de baixa renda. Precarização do trabalho. Brasil contemporâneo.

Resumo

O que sabemos sobre o trabalho e o trabalhador de baixa renda no Brasil? Provavelmente, o critério econômico será utilizado para auferir a resposta mais objetiva: o nível de renda que possuem. Sozinha, essa resposta negligencia que trabalhos dessa natureza são realizados por certos grupos de trabalhadores que dificilmente ascendem à outra realidade, em face de uma série de precondições sociais que podem tornar a precarização do trabalho algo precoce e durável em suas vidas. Neste ensaio teórico, refletimos sobre as limitações dos critérios econômicos para o debate sobre o trabalho de baixa renda nos estudos organizacionais brasileiros. Apresentamos, como resultado, suas implicações para a prática da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

1.
Silva AL, Freitas ME de. Para além dos critérios econômicos do trabalho de baixa renda no brasil. Organ. Soc. [Internet]. 20º de dezembro de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];23(76). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8656

Edição

Seção

Artigos