Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso

Autores

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras
  • Jacquelaine Florindo Borges Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Religião. Vocação. Vocação Empreendedora. Empreendedor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a dimensão religiosa da vida influencia a ação de empreendedores do ramo de artigos religiosos, dando-se destaque ao quanto este agir é tratado como uma vocação (orientação/sugestão divina). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com trinta empreendedores de artigos religiosos de cinco denominações (catolicismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e candomblé) das principais cidades do Triângulo Mineiro (Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba). Os resultados obtidos a partir da técnica de análise de discurso mostram a existência de elementos não-racionais no processo de tomada de decisão para a abertura e na gestão destes empreendimentos: (1) concepção do empreendimento como desígnio divino; (2) orientação divina para a gestão do empreendimento; (3) comércio como meio de realização espiritual; (4) interferência de conflitos mundanos e espirituais no negócio, dentre eles a sobrevivência e lucro legítimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais - FAFICH/UFMG

Professor da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA

Professor da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP

Professora da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

1.
Enoque AG, Borges AF, Borges JF. Além do que se Vê. ”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso. Organ. Soc. [Internet]. 30º de setembro de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];22(75). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654

Edição

Seção

Artigos