Pulando a Cerca Ponto Com: a Opinião Pública Sobre a Mercantilização do Adultério

Autores

  • Thiago Ianatoni Camargo Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Adultério. Arqueologia. Foucault. Macromarketing. Marketing crítico.

Resumo

Recentemente organizações aportaram no Brasil convertendo o adultério em produto. Suas ações têm sido promovidas por polêmicas atividades de marketing e ampla cobertura da mídia. Isto tem repercutido entre a opinião pública, evidenciando diferentes posições em torno do fato. Partindo do pressuposto de que a verdade se faz sobre condições contingentes e históricas e que práticas reproduzem verdades aceitas a partir de um discurso estabelecido, questionamos como o discurso do adultério mercantilizado se alicerça em meio a práticas discursivas da opinião pública. Para nos debruçarmos sobre essa questão, adotamos uma abordagem crítica de Macromarketing, unida à teoria social de Michel Foucault. Em consonância com esta escolha, o procedimento analítico adotado é método arqueológico foucaultiano. A análise do discurso do adultério mercantilizado evidenciou uma estilística do adultério que a posiciona moralmente. Ao final, elucubrações acerca de implicações sociais são discutidas.

 

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

1.
Camargo TI, Leão ALM de S. Pulando a Cerca Ponto Com: a Opinião Pública Sobre a Mercantilização do Adultério. Organ. Soc. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];22(74). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8593

Edição

Seção

Artigos