Poder, Criatividade, Inovação e a Estética da Existência na Sociedade e Organizações Contemporâneas

Autores

  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Getúlio Vargas, FGV-EAESP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6537-6314
  • Renato Mezan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Matheus Cotta de Carvalho Círculo Psicanalítico de Minas Gerais

Palavras-chave:

poder, relações de poder, existência como obra de arte, estética da existência, movimento transhumanista

Resumo

Este artigo examina possíveis discrepâncias entre o discurso em torno de uma estética da existência focada na inovação, empoderamento pessoal, autoempreendedorismo, propriedade e criatividade, e a persistente presença de contradições profundas nas mentalidades organizacionais contemporâneas e nos modelos de negócios. Baseando-se em obras de Nietzsche, Foucault e Deleuze, esta análise expõe essas contradições e suas implicações para a compreensão das dinâmicas de poder dentro das organizações. Apesar do reconhecimento da importância da subjetividade humana, os mecanismos de controle persistem, minando o potencial transformador desses ideais. Essa persistência destaca as contradições que existem entre os valores proclamados no discurso organizacional e as práticas reais que perpetuam o controle e dificultam o empoderamento genuíno. Abordar essas contradições exige uma reavaliação abrangente das mentalidades organizacionais, práticas de gestão e do contexto social e econômico mais amplo. Ao incorporar os insights desses autores, pode-se alcançar uma compreensão mais crítica e nuançada das dinâmicas de poder. Essa compreensão pode capacitar as organizações a promover mudanças significativas, liberando assim o verdadeiro poder da subjetividade humana como uma força motriz para a inovação e o empoderamento. Este artigo destaca a urgência de confrontar as contradições entre a retórica e a realidade dentro das organizações. Integrar os insights de Nietzsche, Foucault e Deleuze fornece um framework para acadêmicos e praticantes se engajarem em uma reavaliação crítica das mentalidades e práticas organizacionais e suas implicações de longo alcance. Esta pesquisa chama por uma exploração mais aprofundada, provocando um inquérito mais profundo sobre o potencial transformador de uma estética da existência e seu impacto profundo nas práticas e mentalidades organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Getúlio Vargas, FGV-EAESP, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor na Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP). Pesquisador no Centro de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP FGV-EAESP). Psicanalista-membro do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Membro do Grupo de Estudos sobre Organizações, Psicanálise e Sociedade (CPMG).

Renato Mezan, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de dezesseis livros, três dos quais foram publicados na França, e de mais de sessenta capítulos de livros. Em 2015, foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelo seu livro “O Tronco e os Ramos: Estudos na História da Psicanálise”, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Membro do Grupo de Estudos sobre Organizações, Psicanálise e Sociedade (CPMG).

Matheus Cotta de Carvalho, Círculo Psicanalítico de Minas Gerais

Bacharel em Economia (UFMG). Psicanalista em formação no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Presidente da Cooperativa Agroindustrial Holambra, com ampla experiência como executivo nos setores privado, público e terceiro setor, incluindo cargos de alta gerência em empresas como Copersucar, Banco Votorantim, BDMG e CSN. Membro do Grupo de Estudos sobre Organizações, Psicanálise e Sociedade (CPMG).

Publicado

2024-11-12

Como Citar

1.
de Souza Sant’Anna A, Mezan R, Cotta de Carvalho M. Poder, Criatividade, Inovação e a Estética da Existência na Sociedade e Organizações Contemporâneas. Organ. Soc. [Internet]. 12º de novembro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];31(110). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/54339

Edição

Seção

Artigos