Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais
Palavras-chave:
inteligência artificial, ChatGPT, Teorias das OrganizaçõesResumo
O avanço da utilização das Inteligências Artificiais (IA) no campo científico, a exemplo de Connectedpapers e ChatGPT, tem nos possibilitado refletir sobre como ferramentas tecnológicas se tornaram mediadores/participantes/players no contexto da educação e da academia. No campo das Teorias Organizacionais, a despeito das diferentes perspectivas de compreensão da incorporação das IA na prática acadêmica, esse processo evidencia dois desafios em nosso cotidiano acadêmico que são discutidos nesse texto: (1) o enfrentamento do colonialismo digital que as IA nos impõem, considerando que elas se constituem por meio da reprodução de modelos de linguagem programados em países do “Norte Global” e (2) seus desdobramentos no processo de automatização da escrita acadêmica em Administração. Consideramos a necessidade de se refletir como os usos das IA pode reproduzir contemporaneamente nosso lugar no campo da ciência como de extrativismo de dados científicos, a limitação do ensino da escrita acadêmica em Administração como sendo a reprodução de uma “programação assistida” de modelos de linguagens hegemônicos e as possibilidades de outros modelos de linguagens como forma de contrapor essa dinâmica de automatização da escrita de artigos em Administração.
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