Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais

Autores

  • Josiane Silva de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, UEM
  • Ianaira Barretto Souza Neves Fundação Getúlio Vargas , São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2094-0326

Palavras-chave:

inteligência artificial, ChatGPT, Teorias das Organizações

Resumo

O avanço da utilização das Inteligências Artificiais (IA) no campo científico, a exemplo de Connectedpapers e ChatGPT, tem nos possibilitado refletir sobre como ferramentas tecnológicas se tornaram mediadores/participantes/players no contexto da educação e da academia. No campo das Teorias Organizacionais, a despeito das diferentes perspectivas de compreensão da incorporação das IA na prática acadêmica, esse processo evidencia dois desafios em nosso cotidiano acadêmico que são discutidos nesse texto: (1) o enfrentamento do colonialismo digital que as IA nos impõem, considerando que elas se constituem por meio da reprodução de modelos de linguagem programados em países do “Norte Global” e (2) seus desdobramentos no processo de automatização da escrita acadêmica em Administração. Consideramos a necessidade de se refletir como os usos das IA pode reproduzir contemporaneamente nosso lugar no campo da ciência como de extrativismo de dados científicos, a limitação do ensino da escrita acadêmica em Administração como sendo a reprodução de uma “programação assistida” de modelos de linguagens hegemônicos e as possibilidades de outros modelos de linguagens como forma de contrapor essa dinâmica de automatização da escrita de artigos em Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros da UEM (NEIAB/UEM). Editora associada da revista Organizações & Sociedade, eixo “Organizações, teoria e método”. Pesquisa e publica na área de teorias das organizações, feminismo negro, desigualdades e etnografia.

Ianaira Barretto Souza Neves, Fundação Getúlio Vargas , São Paulo

Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Pós-graduanda no Doutorado em Administração pela FGV/EAESP. Professora assistente no INSPER e professora convidada nos cursos de Pós-graduação da FGV IDE e USP ESALQ. Membro do Grupo de Estudos “DEEP LAB: Digital Economy and Extreme Politics” na University College Dublin, Irlanda. Pesquisa e publica sobre organizações e tecnologia; plataformas digitais e trabalho; gestão por algoritmo; educação e tecnologia.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

1.
Oliveira JS de, Barretto Souza Neves I. Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 21º de agosto de 2023 [citado 17º de agosto de 2024];30(106). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/53929

Edição

Seção

Editorial