O Cotidiano de Michel de Certeau nas Práticas de Gestão Ordinária de uma Organização da Sociedade Civil de Caruaru, Pernambuco
Palavras-chave:
gestão ordinária, cotidiano ordinário, estratégias, táticas, Organizações da Sociedade Civil (OSC)Resumo
A pesquisa objetivou compreender, a partir da noção de cotidiano proposta por Michel de Certeau, como se constituem as práticas de gestão ordinária de uma organização da sociedade civil de Caruaru, Pernambuco. Utilizamos o conceito de “gestão ordinária”, pois buscamos entender como a gestão da entidade realmente acontece, para além dos processos formalizados. Discutimos, ainda, o conceito de “cotidiano ordinário”, de Michel de Certeau, composto de operações heterogêneas, nas quais os sujeitos se utilizam de estratégias e táticas para sua produção e reprodução. Para operacionalizar a pesquisa, utilizamos observações participantes, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os achados foram tratados por meio da tríade hermenêutica da análise narrativa apontada por Barbara Czarniawska. Acessamos sete práticas cotidianas que nos possibilitaram perceber que estratégias e táticas são mobilizadas continuamente ao construírem a gestão ordinária da OSC. Destacamos que a gestão participativa e descentralizada e a educação popular são as principais premissas da gestão da OSC, e que o estudo da gestão ordinária permite compreender como essas premissas constroem o cotidiano da organização. Constatamos também conflitos, relações de poder e hierarquias relativas aos lugares e espaços ocupados na entidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.