Crise Democrática no Século XXI e Desafios da Pesquisa em Administração Pública

Autores

Palavras-chave:

administração pública, democracia, extrema-direita, participação, interdisciplinaridade

Resumo

A pesquisa no campo da administração pública encontra-se permanentemente desafiada a refletir sobre a complexa relação que envolve a administração e democracia. O retorno ao cenário nacional e internacional de forças políticas situadas no campo da extrema direita, que recorrem às regras do jogo democrático como ferramentas contra a clássica democracia liberal, coloca desafios teórico-epistemológicos adicionais ao campo. Quais os desafios e perspectivas da produção do saber no campo da administração, particularmente no que diz respeito à articulação entre modelos de gestão e democracia, considerando projetos de sociedade e modelos de desenvolvimento?  Esse debate requer a mobilização de conhecimento crítico, o redesenho de objetos de estudo, do significado da participação, o aprofundamento do caráter interdisciplinar da pesquisa, além de explicitar a dimensão política da relação entre res publica e democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas, Brasil. Professora associada da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Editora associada da Revista Organizações & Sociedade. Pesquisadora no Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/UFBA) e no Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Águas (Grupo Águas/CNPQ). Pesquisa e publica sobre política e gestão urbano-ambiental, gestão de serviços públicos, política ambiental e das águas, sustentabilidade, políticas públicas e direito à cidade e indicadores urbanoambientais.

Renata Alvarez Rossi, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Águas Ambiente e Sociedade (DG/CNPq), no Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA) e no Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Pesquisa e publica na área de Administração Pública, com enfoque nos temas sobre regulação, estrutura e transformação do Estado e conflitos socioambientais.

Publicado

2023-02-01

Como Citar

1.
Elisabete Santos, Renata Alvarez Rossi. Crise Democrática no Século XXI e Desafios da Pesquisa em Administração Pública. Organ. Soc. [Internet]. 1º de fevereiro de 2023 [citado 22º de novembro de 2024];30(104). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/52815

Edição

Seção

Editorial