A Contribuição da Interdisciplinaridade no Desenvolvimento de Competências para Atuação em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho na Atenção Básica em Saúde

Autores

Palavras-chave:

desenvolvimento de competências, interdisciplinaridade, saúde do trabalhador, saúde mental, atenção básica à saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o processo de desenvolvimento de competências para a atuação em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) na atenção básica em saúde. A pesquisa se ancora em um referencial que discute a noção de competência e o seu desenvolvimento de forma contextualizada a partir do paradigma interpretativista. Adicionalmente, recorre-se a discussões sobre a interdisciplinaridade, a determinação social dos processos de saúde e a SMRT na atenção básica. A abordagem é qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática, com categorização a posteriori. Os resultados demonstram pouca inserção da SMRT na atenção básica, falta de integração entre os setores e profissionais, e a existência de algumas ações desenvolvidas de forma interdisciplinar. As estratégias de desenvolvimento de competências fomentam a interdisciplinaridade, mas não abordam a saúde mental dos trabalhadores usuários dos serviços. A partir de uma discussão aprofundada, conclui-se que a interdisciplinaridade é uma competência importante para a atuação na atenção básica, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de outras. A concepção de competência atrelada à categoria profissional, à influência da formação disciplinar e à escassez de recursos limita o aproveitamento da interdisciplinaridade no desenvolvimento dos profissionais, notadamente, no que se refere à SMRT, vista como responsabilidade de áreas especializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Alexandrino, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Administrador na Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares.

Mônica de Fatima Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Ergologia na Aix-Marseille Université, Aix-en-Provence, França e em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular aposentada do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Thiago Drumond Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pelo Instituto de Ergologia da Aix-Marseille Université, Aix-en-Provence, França. Professor Associado III na Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Roberta Belizário Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2024-02-22

Como Citar

1.
Alexandrino L, Bianco M de F, Moraes TD, Alves RB. A Contribuição da Interdisciplinaridade no Desenvolvimento de Competências para Atuação em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho na Atenção Básica em Saúde. Organ. Soc. [Internet]. 22º de fevereiro de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];30(107). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/51745

Edição

Seção

Artigos