“Fazendo do Limão uma Limonada Sofisticada”: Gênero e Raça no Organizar Cotidiano das Práticas Culinárias

Autores

Palavras-chave:

práticas, cotidiano, organizar, mulheres negras, gestão ordinária

Resumo

Este artigo objetiva compreender o organizar do cotidiano a partir das dinâmicas de generificação e racialização das práticas do cozinhar/comer engendradas por gestoras ordinárias. Para isso, problematizamos o organizar numa ontologia processual e micropolítica que permite evidenciar como fissuras do cotidiano atravessam e ensejam rearticulações práticas de cunho tático e estratégico. Foram captadas narrativas de gestoras ordinárias negras, analisadas com a técnica dialógica narrativa, na busca por articular as vozes das sujeitas participantes às das autoras do texto, do referencial teórico adotado e do leitorado. Nossos achados desvelam a cozinha como espaço organizativo central para compreensão dessas práticas ordinárias (ainda que por vezes invisibilizadas e silenciadas), em processos heterogêneos de apreensão do saber-fazer culinário, bem como em dinâmicas articulações táticas e estratégicas para fins de sobrevivências. Devido ao momento em que a pesquisa de campo se deu, as narrativas descrevem essas articulações em meio aos impactos causados pela pandemia de covid-19 no cotidiano das gestoras pesquisadas. Empiricamente, esse estudo contribui ao mostrar a heterogeneidade no organizar das práticas que constituem a gestão ordinária, e que, no contexto de uma pandemia, produziram narrativas que destoam de uma narrativa hegemônica de ruptura, mas que, ainda assim, impactam o cotidiano e ensejam reconfigurações. Teoricamente, contribuímos ao mostrar como as práticas articulam no cotidiano repertórios aparentemente opostos como privado e público, sociabilidade e negócio. Avançamos, portanto, na compreensão do organizar das práticas como constituintes da gestão ordinária, em especial, a partir dos atravessamentos produzidos pelas categorias raça e gênero que engendram táticas e estratégias de sobrevivência.
Palavras-chave: práticas; cotidiano; organizar; mulheres negras; gestão ordinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andiara Rosa dos Santos Borsatto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Simbolismos e Práticas Cotidianas no Organizar – GESIP/UFES.

Leticia Fantinel, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com pós doutorado em HumanAnimal Studies pela Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Grupo de Estudos em Simbolismos e Práticas Cotidianas no Organizar – GESIP/UFES.

Publicado

2024-02-22

Como Citar

1.
Rosa dos Santos Borsatto A, Fantinel L. “Fazendo do Limão uma Limonada Sofisticada”: Gênero e Raça no Organizar Cotidiano das Práticas Culinárias. Organ. Soc. [Internet]. 22º de fevereiro de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];30(107). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/51698

Edição

Seção

Artigos