De um Hobby a um Negócio: Percorrendo o Paradoxo à medida que o Negócio se Acelera

Autores

Palavras-chave:

paradoxo , surgimento de paradoxo, empreendedorismo de usuário, hobby

Resumo

Nosso estudo de caso longitudinal investiga o surgimento de uma empresa embrionária a partir de um hobby. À medida que o hobby evoluiu para se tornar um empreendimento empresarial, as dimensões de diversão e trabalho se envolveram em uma tensão paradoxal que persistiu dinamicamente, em espiral, à medida que o negócio se desenvolveu. O processo de transformar um hobby em um negócio imbricou progressivamente duas disciplinas opostas, as de diversão e trabalho. Como resultado, as tensões inerentes entre elas precisam ser gerenciadas. Transformar essas tensões em uma fonte de vitalidade a ser nutrida, em vez de enquadrar a tensão como uma dicotomia a ser resolvida, é considerado vital para a continuidade do empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Pina e Cunha, Nova School of Business and EconomicsUniversidade Nova de Lisboa

 Miguel Pina e Cunha recebeu seu doutorado da Universidade de Tilburg. É professor da Fundação Amélia de Mello na Nova SBE, Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). Ele estuda diferentes dimensões da organização e das organizações, usando a lente do paradoxo. 

 

Stewart Clegg, University of Sydney

Stewart Clegg is a professor at the University of Sydney (Australia), University of Stavanger (Norway), and Nova School of Business and Economics (Portugal). He is the author of many books including Strategy: Theory and Practice (Sage, 2020), Project Management: A Value Creation Approach (Sage, 2020) and Paradoxes of Power and Leadership (Routledge, 2021). He is a prolific contributor to leading journals in the fields of Organization Studies, Political Power and Management.

Arménio Rego, Católica Porto Business School, Porto, Portugal

Arménio Rego (PhD, ISCTE) é professor na Católica Porto Business School, Portugal, e membro da Business Research Unit (ISCTE-IUL, Portugal). Publicou em revistas como Human Relations, Journal of Business Ethics, Journal of Occupational Health Psychology, Journal of Management, Organization Studies e The Leadership Quarterly. Sua pesquisa abrange tópicos como pontos fortes e virtudes de caráter em líderes, florescimento de funcionários e desempenho de equipes.

Luca Giustiniano, Universidade Luiss, Roma, Itália

Luca Giustiniano received his PhD from Luiss University. He is Professor of Organization Studies at the Luiss University (Rome, Italy). His research interests are focused on organization design. He is the co-author of the Elgar Introduction to Theories of Organizational Resilience (Elgar, 2018). His papers have appeared in the Journal of Management, Management and Organization Review, British Journal of Management, Journal of Business Ethics, Computers in Human Behavior, Management Learning, European Management Review.

Publicado

2024-05-27

Como Citar

1.
Cunha MP e, Clegg S, Rego A, Giustiniano L. De um Hobby a um Negócio: Percorrendo o Paradoxo à medida que o Negócio se Acelera. Organ. Soc. [Internet]. 27º de maio de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];31(108). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/51016

Edição

Seção

Artigos