O Processo de Categorização na Perspectiva do Becoming
Palavras-chave:
categoria de mercado;, categorização;, becomingResumo
As abordagens atuais sobre categorias de mercado estão estritamente centradas numa ontologia substancialista. Isso significa que categorias são concebidas como elementos estáticos e de composição simbólica consensual entre produtores, consumidores e intermediários. Nesta perspectiva, categorias mudam de uma fase a outra, e então tendem à estabilidade, ou seja, após momentos pontuais de reconfiguração, os atores do mercado novamente formam consenso sobre a constituição simbólica atual da categoria. Neste ensaio teórico, nosso argumento é de que a constituição simbólica de uma categoria de mercado está em constante devir, abordagem alinhada à ontologia do becoming e oposta a perspectiva substancialista. Propomos um modelo teórico baseado na tríade: atores do mercado – processos interacionais – estrutura radial da categoria. E apresentamos uma nova explicação: a categorização um processo contínuo (ongoing) de constituição simbólica que ocorre via processos interacionais entre diferentes atores participantes do mercado, o que resulta em uma estrutura radial categórica com maior aglutinação dos significados relativamente consensuais em seu núcleo e maior dispersão dos significados de maior dissenso em sua periferia. Desta forma, o contínuo contraste entre significados mais centrais e significados mais periféricos operam como o fator becoming das categorias de mercado, como as contradições internas da dialética hegeliana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.