O Processo de Categorização na Perspectiva do Becoming

Autores

Palavras-chave:

categoria de mercado;, categorização;, becoming

Resumo

As abordagens atuais sobre categorias de mercado estão estritamente centradas numa ontologia substancialista. Isso significa que categorias são concebidas como elementos estáticos e de composição simbólica consensual entre produtores, consumidores e intermediários. Nesta perspectiva, categorias mudam de uma fase a outra, e então tendem à estabilidade, ou seja, após momentos pontuais de reconfiguração, os atores do mercado novamente formam consenso sobre a constituição simbólica atual da categoria. Neste ensaio teórico, nosso argumento é de que a constituição simbólica de uma categoria de mercado está em constante devir, abordagem alinhada à ontologia do becoming e oposta a perspectiva substancialista. Propomos um modelo teórico baseado na tríade: atores do mercado – processos interacionais – estrutura radial da categoria. E apresentamos uma nova explicação: a categorização um processo contínuo (ongoing) de constituição simbólica que ocorre via processos interacionais entre diferentes atores participantes do mercado, o que resulta em uma estrutura radial categórica com maior aglutinação dos significados relativamente consensuais em seu núcleo e maior dispersão dos significados de maior dissenso em sua periferia. Desta forma, o contínuo contraste entre significados mais centrais e significados mais periféricos operam como o fator becoming das categorias de mercado, como as contradições internas da dialética hegeliana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiziana Brenner Beauchamp Weber, PUCPR

Doutora em administração estratégica pela PUCPR. Concluiu o processo de doutorado em 2022 com distinção honrosa. Tem interesse por pesquisas simbólicas, processuais e interpretativas. Publicou em revistas como Journal of Consumer Culture, Culture and Organization e Service Industries Journal. Atualmente concentra seus estudos na área de categorias de mercado e cultura e consumo.

Publicado

2024-11-07

Como Citar

1.
Brenner Beauchamp Weber T. O Processo de Categorização na Perspectiva do Becoming. Organ. Soc. [Internet]. 7º de novembro de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];31(109). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/50848

Edição

Seção

Artigos