Análise dos Fatores Antecedentes que Levam ao Cyberloafing e Comportamento Desviante em Relação ao Anúncio de Controles Formais

Autores

Palavras-chave:

Cyberloafing, Ambiente de trabalho, Produtividade, Inovação

Resumo

Este artigo analisa os fatores antecedentes que levam ao cyberloafing e desvio de comportamento, a partir do anúncio de controles formais. A pesquisa é descritiva, com uma abordagem quantitativa. Foi desenvolvida por meio de uma survey com 517 funcionários de diferentes organizações, utilizando um modelo híbrido em duas etapas (MEE-RNA). Enquanto uma abordagem multi-analítica usando análise fatorial exploratória e confirmatória com modelagem de equações estruturais (MEE) baseada em covariância validou o modelo, os resultados da MEE foram utilizados como entrada para um modelo de rede neural artificial (RNA) para prever a intenção em relação aos fatores de cyberloafing. Como resultado, observou-se que o ‘cyberloafing entre pares’ resulta da influência do uso de tecnologias pelos colegas. Isso justifica o comportamento como aceitável e inofensivo, proporcionando uma visão coletiva dessa prática e contribuindo para o capital social da organização. A ‘autoeficácia’ no uso de dispositivos eletrônicos, que leva ao cyberloafing, não deve ser vista apenas como um fenômeno negativo a ser proibido, mas como algo que pode estimular a criatividade e a geração de ideias. Por fim, esta pesquisa fornece pistas sobre como lidar, de maneira equilibrada, com a prática do cyberloafing, considerando o estilo de gestão, mais controlador ou flexível, bem como os sentimentos dos funcionários em relação ao tema, pois é valioso para a organização e a sociedade refletir sobre os limites dessa prática. A introdução desta nova metodologia e a contribuição teórica do modelo híbrido proposto abrem perspectivas para o conhecimento existente na literatura relacionada à compreensão do cyberloafing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Itacaramby Pardim, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração na Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP); Professora de Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo

Professor do Departamento Acadêmico de Administração (DAA) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Cesar Alexandre de Souza, Universidade de São Paulo

Professor na Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP); Membro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração.

Publicado

2024-05-27

Como Citar

1.
Pardim VI, Contreras Pinochet LH, Souza CA de. Análise dos Fatores Antecedentes que Levam ao Cyberloafing e Comportamento Desviante em Relação ao Anúncio de Controles Formais. Organ. Soc. [Internet]. 27º de maio de 2024 [citado 17º de julho de 2024];31(108). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/50504

Edição

Seção

Artigos